O PIS/Pasep é destinado para os trabalhadores que estão inscritos há mais de cinco anos no programa, que tenham seus dados informados corretamente pela empresa onde trabalha. Porém, muitos trabalhadores deixaram de receber o benefício justamente por informações incorretas fornecidas.
Por esse motivo a Dataprev (empresa de tecnologia da Previdência) fez um reprocessamento para avaliar possíveis erros. De acordo com o Governo Federal, os trabalhadores que ainda não receberam o benefício vão poder realizar uma consulta para saber se têm direito de receber o abono salarial em 2022.
A Dataprev informou que 1,9 milhão de pessoas passaram pelo processo de revisão dos dados, o que possibilitou que muitas delas pudessem ser contempladas na nova lista de aprovados no PIS/Pasep 2022.
No dia 8 de fevereiro, quando o abono salarial começou a ser pago, muitos trabalhadores que recebiam o benefício normalmente, informaram que ficaram de fora do calendário atual. O que levou a empresa de tecnologia, no dia 19 de fevereiro, a anunciar que faria um reprocessamento de dados.
Quem pode receber o abono salarial PIS/Pasep?
Terão direito de receber o benefício quem:
Trabalhou com carteira assinada durante pelo menos 30 dias no ano anterior ao benefício;
Estiver inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
Recebeu até dois salários-mínimos por mês, em média. Caso não tenha trabalhado o ano inteiro, o cálculo é feito de forma proporcional;
Ter seus dados informados pelo seu empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Neste ano, está sendo liberado o abono salarial referente ao ano-base 2020. O trabalhador terá direito de receber até um salário mínimo (R$ 1.212) conforme a quantidade de meses trabalhados no ano-base.
O calendário do PIS é disponibilizado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Os nascidos em novembro vão receber no dia 24 de março e os nascidos em dezembro no dia 31 de março. Quem ainda não sacou o benefício têm até o dia 29 de dezembro de 2022 para retirar o dinheiro.
Os funcionários públicos recebem o Pasep cujo calendário é disponibilizado de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social).
Servidor público com número final do NIS 8 recebe no dia 22 de março e quem tem o final do NIS 9 recebe no dia 24 de março. O servidor que ainda não sacou o dinheiro no Banco do Brasil, terá até o dia 29 de dezembro de 2022 para retirar o dinheiro.
Lembrando que o trabalhador que tiver conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, o PIS será creditado em conta.
O servidor que tiver conta corrente ou poupança no Banco do Brasil, o dinheiro será creditado em conta.
O post PIS: Veja nova lista de aprovados para receber o benefício em 2022 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui