Rodrigo Maganhato, prefeito de Sorocaba–SP, conhecido como Rodrigo Manga (Republicanos), ganhou fama nos últimos anos por demonstrar uma gestão exemplar nas suas redes sociais, apresentando soluções inovadoras para problemas do cotidiano dos moradores do município.
A casa do político foi um dos locais investigados pela “Operação Copia e Cola” da Polícia Federal. A operação aconteceu em 12 cidades, investigando um grupo suspeito de desviar recursos públicos da saúde de Sorocaba.
São mais de 100 policiais federais cumprindo 28 mandados de busca e apreensão nas cidades investigadas, entre os locais estão a sede da Prefeitura Municipal de Sorocaba, a Secretaria de Saúde do município, a casa e o gabinete do prefeito Rodrigo Manga, além da casa do ex-secretário da saúde, Vinicius Rodrigues.
A operação Copia e Cola
A operação começou em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde na cidade de Sorocaba.
Segundo a Polícia Federal, também foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias. Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.
Confira as cidades investigadas:
- Sorocaba (SP);
- Araçoiaba da Serra (SP);
- Votorantim (SP);
- Itu (SP);
- São Bernardo do Campo (SP);
- São Paulo, Santo André (SP);
- São Caetano do Sul (SP);
- Santos (SP);
- Socorro (SP);
- Santa Cruz do Rio Pardo (SP);
- Osasco (SP);
- Vitória da Conquista (BA).
Leia também:
- Nova funcionalidade no PGMEI permite gerar o DAS de forma consolidada
- Empresárias Sofrem Prejuízo de R$500 Mil ao Confiar em Falso Contador
- ECD e ECF tem atualizações do Cosif 2025
- Publicação do programa EFD ICMS IPI versão 5.0.2
- Consignado CLT: o empregador tem a obrigação do desconto em folha?
Quem é Rodrigo Manga?
O prefeito ficou bastante conhecido pela publicação de vídeos curtos apresentando o cotidiano da cidade de Sorocaba, de maneira divertida e objetiva, ele criou diversas soluções para os problemas da sua cidade.
Solucionando problemas como locomoção, segurança e lazer, o político ganhou fama nacional e passou a ser cotado para cargos como presidente da República e governador de São Paulo.
Recentemente Manga anunciou que pretende sair candidato à Presidência da República em 2026 se o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidir disputar a reeleição em São Paulo.
É importante destacar que o prefeito Rodrigo Manga é apenas um dos investigados na operação, mas nada de ilícito foi constatado até o momento. Por ser o nome mais conhecido, ele vem recebendo destaque na “Operação Copia e Cola”.
MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora
O post Polícia Federal realiza buscas na casa de Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil