O salário médio de um contador na faixa de idade acima de 50 anos (ou 50+) é pouco mais de 11 mil reais, enquanto o de um diretor financeiro ou administrativo na mesma faixa é superior a 24 mil reais, segundo o levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) divulgado em 18/05 e feito com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Ainda segundo a pesquisa, os trabalhadores 50+ formam a categoria etária que mais cresceu no mercado de trabalho nos últimos 15 anos (2006-2021) e isso vai continuar por muito tempo. Outra conclusão é que os profissionais 50+ triplicaram sua participação no mercado de trabalho, o que é um reflexo do envelhecimento geral da população brasileira.
Fonte: SENAI/ RAIS
A categoria que mais cresce
Para o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, a pesquisa traz informações essenciais sobre a transformação “acelerada” do mercado de trabalho nos últimos anos. “(O mapa de trabalhadores 50+) É importante para entendermos o impacto da transição demográfica no mercado de trabalho, o que vem ocorrendo de maneira acelerada”.
De 2006 a 2021, o contingente de trabalhadores 50+ mais que dobrou, saindo de 4,4 milhões para 9,3 milhões no período. Isso equivale a um aumento de 110,6% de profissionais maduros, o que é quase três vezes o aumento de empregos formais no geral (38,6%). Ou seja, os profissionais 50+ são a categoria etária que mais cresce no mercado de trabalho.
Para ilustrar o crescimento dessa faixa de trabalhadores, em 2006 os profissionais 50+ ocupavam 12,6% do total de vagas e, 15 anos depois, eles aumentaram para 19,1% – uma participação 51,6% maior.
Requalificação e inclusão
É comprovado pela pesquisa que as empresas estão contratando mais profissionais 50+, o que evidencia a necessidade desses trabalhadores de estarem constantemente atualizados sobre novos conceitos e tecnologias profissionais, acrescenta Lucchesi. “Outro dado que chama atenção é o maior aumento nas vagas para os níveis de maior escolaridade, o que comprova que quem parar de estudar vai ficar para trás.”
Se a requalificação é a palavra-chave, o executivo também aponta para a necessidade de iniciativas voltadas à inclusão de trabalhadores de nível sênior. “Nos diferentes países, surgem iniciativas do governo, das empresas e de instituições de ensino, envolvendo estratégias para atualizar os profissionais ou mesmo recolocá-los no mercado”.
Geração prateada
De 2006 a 2021, a população 50+, também chamada de geração prateada (em função da cor grisalha dos cabelos e grande poder de consumo), saiu de 34 milhões para 55,5 milhões (aumento de 63,2%). Isso também representa uma participação maior dos maduros na população geral – eles eram 18,2% em 2006 e terminaram 2021 com 26% do total.
Além de acumular bagagem profissional, os 50+ têm maior grau de instrução. Das vagas ocupadas pelos seniores, 38% têm ensino médio completo e 24,6% superior completo. Além disso, o número de trabalhadores 50+ com mestrado e doutorado praticamente quintuplicou em 15 anos, saindo de 26,4 mil profissionais para cerca de 150 mil.
O post Profissionais 50+ foram os mais contratados no Brasil; veja quanto ganha um contador nessa faixa etária apareceu primeiro em ContNews.
Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui