A Receita Federal liberou o programa do Imposto de Renda 2023 nesta quinta-feira (9) com uma semana de antecedência. A princípio, a liberação estava prevista para ocorrer no próximo dia 15 de março, quando se inicia o prazo de entrega das declarações.
Conforme a Receita informou, a antecipação ajuda o contribuinte que, ao ter acesso às informações para a entrega da declaração, pode se organizar e juntar a documentação que for necessária. Além disso, deve evitar possíveis congestionamentos no sistema.
A Receita lembra que as funcionalidades de entrega e transmissão, juntamente com as informações da pré-preenchida, terão início, conforme já divulgado, em 15 de março.
O download do programa, o contribuinte tem acesso através do site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (Portal e-CAC) ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para sistemas Android e iOS.
Todavia, a Receita informa que para entrega e transmissão, das informações da declaração pré-preenchida, se manteve para o dia 15 de março.
Leia também: IR 2023: movimentações do Pix devem ser declaradas?
Como fazer o download do programa ?
O download está disponível no site da Receita Federal. Para baixar o programa gerador do Imposto de Renda 2023 entre no site.
Clique no retângulo verde “baixar programa”, se o seu computador tiver o sistema operacional Windows. Se o seu computador tiver um outro sistema, for Mac ou usar o sistema Linux ou um outro, clique no respectivo símbolo para baixar a versão correta.
Também é possível fazer a declaração em celulares e tablets por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Baixe a versão de acordo com o sistema operacional do seu aparelho (Android ou iOS).
Primeiras Restituições
A rapidez na entrega da declaração é importante para quem busca receber as restituições do IR mais rápido. No ano passado, o primeiro lote foi pago de restituições do IR foi pago em 31 de maio, e o último em setembro. O calendário de pagamentos de 2023 ainda não foi publicado.
Geralmente, os primeiros lotes são compostos por contribuintes com preferência no recebimento dos valores. São eles:
- idosos acima de 80 anos;
- idosos entre entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Dependendo do fluxo de caixa do Tesouro Nacional, o primeiro lote de restituições pode contemplar ainda outros contribuintes, além dos contribuintes com preferência no recebimento.
Leia também: A sua empresa precisa pagar ISSQN? Como é feito o cálculo? Veja aqui!
Calendário de Restituição do IR 2023
Fique atento e anote as datas que a Receita Federal começará a liberar as restituições:
- 1º lote – 31 de maio;
- 2º lote – 30 de junho;
- 3º lote – 31 de julho;
- 4º lote – 31 de agosto;
- 5º lote – 29 de setembro.
O post Programa gerador do IR 2023 é liberado. Veja como proceder apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui