Os segurados do INSS que não realizarem a prova até o dia 31 de outubro não terão seus benefícios suspensos pelo INSS. Contudo, não há sinais de que o instituto possa prorrogar por mais tempo a exigência da prova de vida, com isso, os beneficiários precisam ficar atentos ao comparecimento nas agências para realização do procedimento.
De acordo com informações do INSS, caso o segurado não realize a comprovação de vida há pelo menos um ano, correrá sérios riscos de ter o pagamento do seu benefício suspenso, e após a suspensão se em seis meses o segurado não realizar a comprovação o mesmo terá o benefício devidamente cortado.
Todo o segurado que recebe o benefício do INSS através de conta poupança, conta-corrente ou cartão magnético devem realizar anualmente a comprovação de vida.
Através do portal Meu INSS é possível realizar o agendamento pela internet. Contudo é preciso atenção, caso o segurado não tenha realizado a prova de vida até o momento e na próxima competência para receber após o mês de outubro, terá grandes chances de ter seu benefício suspenso no próximo mês.
Bloqueio podem acontecer em novembro
Caso o beneficiário não marque o atendimento para a prova de vida, poderá correr o risco de ter o seu benefício suspenso em novembro. De acordo com Alexandre Triches, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o INSS tem realizado a prova de vida de maneira virtual, o que tem ajudado no processo.
Recomendações
É necessário ficar atento, pois, as suspensões já devem começar a serem proferidas a partir do próximo mês.
O recomendável aos segurados é marcar um atendimento e procurar as agências para realizar a prova de vida, caso contrário poderão ter o pagamento suspenso em novembro.
Biometria facial
O INSS selecionou 500 mil pessoas para fazer a biometria facial, mesmo com a suspensão às pessoas que não precisa fazer prova de vida o instituto INSS está testando a prova de vida por este procedimento.
Realizando a prova de vida por biometria o beneficiário terá o procedimento efetivado, sendo assim a fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Prova de vida: Benefícios do INSS podem ser suspensos a partir de novembro apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui