Designed by @bilahata / freepik

A prova de vida exigida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), terá seu prazo encerrado na próxima quinta-feira (30). Sendo assim, aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que ainda não fizeram a comprovação de vida em 2020 ou em 2021 no período de janeiro a junho deste ano, terão até a próxima semana para se atualizar.

A necessidade dessa comprovação foi suspensa de março de 2020 a junho de 2021 como medida de proteção contra a pandemia.

Você poderá fazer a comprovação de vida na agência bancária onde recebeu o seu pagamento. Para quem já tem a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pode acessar o aplicativo SouGov.br para consultar a situação da comprovação de vida e receber orientações de como poderá realizá-la pelo aplicativo Meu INSS.

Algumas agências bancárias permitem que a Prova de Vida seja realizada pelos caixas eletrônicos ou por aplicativo móvel. Neste caso, o banco deverá informar ao segurado quais as opções disponíveis e o horário em que será possível realizar a comprovação de vida.

Você deverá ficar atento, porque o prazo varia conforme o mês em que o recadastramento deveria ter sido feito no ano passado. Para quem tinha que realizar a comprovação de vida em setembro e outubro de 2020 e ainda não fez, o prazo termina na próxima quinta-feira, 30 de setembro de 2021.

O INSS informa que quando o aposentado não realiza a Prova de Vida seu benefício não é cancelado imediatamente. Isso porque, o processo acontece em duas etapas:

bloqueio e suspensão do pagamento

O segurado que teve o seu pagamento bloqueado em junho e não fez a comprovação de vida, agora em setembro terá o seu pagamento suspenso. Na segunda etapa, não realizando a Prova de Vida, o seu benefício será cancelado.

O post Prova de Vida: prazo termina na próxima quinta-feira apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.