O INSS tem o objetivo de amparar os segurados em momentos em que o mesmo não consegue exercer suas atividades laborais, seja por um período temporário ou permanente.
O que vai atestar a incapacidade do segurado é a perícia médica do INSS.
Na matéria de hoje vamos explicar se uma pessoa que sofre de depressão tem direito a algum benefício do INSS.
Continue conosco e fique por dentro do assunto.
O INSS oferece aos seus segurados vários tipos de benefícios, como:
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria por invalidez, entre outros.
Antes de falarmos sobre os direitos da pessoa que sofre de depressão, vamos explicar o que é Depressão, veja abaixo.
A depressão é um distúrbio de humor e leva a pessoa à sensação de tristeza e a perda de interesse.
No geral, a tristeza é a principal característica da depressão, acarretando a vários problemas emocionais e físicos, sendo a incapacidade de dormir ou falta de concentração ao realizar suas atividades laborais, ou até mesmo rotineiras.
Tratamento da Depressão
O tratamento desta doença requer um acompanhamento de um médico psiquiatra e um psicólogo e também exige medicamentos que vão controlar o desequilíbrio químico do cérebro.
Mas vamos para o ponto principal da nossa matéria: quem sofre de depressão tem direito ao auxílio-doença?
A depressão é uma doença muito imprevisível, a pessoa pode estar bem e de uma hora para outra está triste, desânimo e isso pode afetar o convívio com as pessoas, com a família e o pior no ambiente de trabalho.
É claro que a depressão não torna o segurado incapaz de praticar suas atividades laborais, até porque a maioria dos médicos acreditam que o trabalho é uma terapia ocupacional para a mente.
Nesta situação, se o trabalhador tem depressão e o mesmo está fazendo um acompanhamento médico e mesmo assim o seu quadro piore, acarretando a incapacidade para exercer suas atividades laborais por mais de 15 dias, nesta situação ele poderá requerer o auxílio-doença.
Para requerer o benefício é necessário ter tempo de carência?
Neste caso é necessário ter no mínimo 12 contribuições para requerer tal benefício.
Porém, se a doença estiver em um estado grave, ele poderá conseguir a isenção do período de carência, mas isto será atestado pela perícia médica do INSS.
A pessoa que sofre de depressão tem direito a aposentadoria por invalidez?
A depressão afeta o desenvolvimento laboral do cidadão e consequentemente diminui a produtividade, não aconselhamos a entrar diretamente com o pedido da aposentadoria por invalidez, pois, se você fizer isso corre o risco do seu benefício ser negado.
Primeiramente entre com o pedido do auxílio-doença, depois disso se a doença persistir e houver uma piora no quadro, isso será atestado pela perícia médica do INSS e automaticamente você será enquadrado na aposentadoria por invalidez.
Perícia médica do INSS por depressão
Nesta perícia médica será atestado a incapacidade para exercer as atividades e é através desta perícia que o médico vai atestar o grau da sua incapacidade.
Conclusão
Esteja atento (a) aos requisitos que o INSS exige, pois, se faltar alguma documentação, algum laudo que comprove a sua doença, o médico do INSS pode não considerar sua doença como um fator de incapacidade para o trabalho.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
O post Quais os direitos previdenciários da pessoa que sofre de Depressão? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui