Imagem por @noxos / freepik

A pensão por morte é um benefício concedido pelo INSS aos dependentes do segurado falecido. A autarquia tem o objetivo de substituir a aposentadoria do trabalhador ou a quantia a que ele teria direito no instante de seu falecimento e assim possibilitar o bem estar de seus dependentes.

Quem pode receber a pensão por morte?

A Previdência Social organiza os dependentes do trabalhador falecido por grau de parentesco. Quem possui maior nível de parentesco pertence às primeiras classes, tem prioridade e não precisa comprovar dependência financeira.

Acompanhe a seguir como fica essa ordem:

Classe 1 – cônjuge, ou companheiro; filhos e equiparados (possuir menos de 21 anos, ou com invalidez comprovada por perícia);

Classe 2 – pais;

Classe 3 – irmãos.

Importante: Não são todos os dependentes que receberão a pensão por morte. Alguns deles só garantirão o benefício se não houver nenhum outro dependente com maior prioridade.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS 2022

Benefícios até um salário mínimo

Benefícios acima de um salário mínimo

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post Qual é o calendário da pensão por morte em 2022? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui