O Pix trouxe uma série de facilidades quanto a transferências financeiras, primeiro pela sua rapidez e facilidade e segundo por permitir a transação até nos finais de semana e feriados, coisas que não são possíveis por meio dos modelos tradicionais de transferência como TED e DOC.
No entanto, por ser tão rápido e prático o serviço acabou preocupando os clientes quanto a sua segurança. Afinal com a grande popularidade do serviço, o mesmo acabou se tornando alvo de golpistas, logo, para conter possíveis problemas o Banco Central delimitou novas regras de transação para o serviço.
Dentre as novas mudanças com o objetivo claro de trazer maior segurança aos clientes está a limitação de transações no período noturno.
Novo limite de transações noturnas
Conforme dados divulgados pelo Banco Central, desde o dia 4 de outubro, entre 20h e 6h só é possível realizar transferências de no máximo R$ 1 mil por meio do Pix.
A regra se destina apenas para transferências entre pessoas físicas – transações entre pessoas jurídicas, ou entre pessoa física e jurídica não entram na nova restrição de valores e horários.
Os usuários podem realizar a alteração do limite, tanto para mais ou para menos que R$ 1 mil para transações noturnas via Pix, no entanto, será necessário solicitar o aumento por meio do atendimento eletrônico das instituições financeiras.
O prazo para ajuste do limite não é mais instantâneo como ocorria em muitas instituições financeiras, agora o prazo para avaliar e autorizar o aumento da transferência por Pix é de 24h e 48h.
É importante levar isso em consideração antes de definir um valor alto, especialmente se o intuito for enviar dinheiro após o horário estabelecido.
Novo limite nos finais de semana e feriados
Muitos usuários possuem dúvidas com relação à transferência via Pix nos finais de semana e feriados, tendo em vista que o Banco Central limitou as transações no período noturno e se o mesmo poderia impactar nos demais dias que não são considerados dias úteis.
No entanto, tanto para finais de semana quanto para feriado a única mudança diz respeito ao limite noturno, então independente de ser um dia útil ou final de semana, ou ainda feriado, durante o dia a movimentação de dinheiro por meio do Pix é feita sem qualquer limitação.
O post Qual o limite de transferência por Pix no final de semana, feriado e durante a noite? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui