Nesta sexta-feira (9), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou cinco nomes do primeiro escalão de seu futuro governo. Na lista contém os nomes dos chefes das pastas da Fazenda; Casa Civil; Justiça e Segurança Pública; Defesa e Relações Exteriores.
Confira agora quem são os ministros anunciados por Lula e conheça mais de suas carreiras na vida publica.
Leia Também: Diplomação de Lula acontecerá hoje às 14h
Fernando Haddad (PT) para Ministro da Fazenda
Fernando Haddad, é advogado, professor e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). É professor de ciência política da Universidade de São Paulo (USP), instituição pela qual se graduou bacharel em direito, mestre em economia e doutor em filosofia.
Foi nomeado como ministro da Educação em julho de 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permanecendo no cargo até janeiro de 2012. Durante seu mandato como ministro, houve a criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a implementação da Universidade Aberta do Brasil e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, assim como a implementação do Programa Universidade para Todos (ProUni) e a reformulação e ampliação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em 2012, foi eleito prefeito do município de São Paulo, vencendo no segundo turno o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra.
Em setembro de 2018, lançou sua campanha como candidato à Presidência da República. No primeiro turno das eleições, no dia 7 de outubro, Haddad ficou em segundo lugar, com mais de 31 milhões de votos, correspondente a cerca de 30% dos votos válidos. Disputou o segundo turno no dia 28 de outubro e perdeu para seu adversário, Jair Bolsonaro atual presidente.
Leia Também: Haddad afirma que prioridade de Lula será a reforma tributária
Flávio Dino (PSB) para Ministro da Justiça e Segurança Pública
Dino é formado e tem mestrado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Antes de entrar para a política, foi juiz federal de 1994 a 2006.
Em 2006, foi eleito deputado federal pelo PCdoB. No governo Dilma Rousseff, foi presidente da Embratur. Em 2014, foi eleito governador do Maranhão e reeleito em 2018. Em abril, Flávio Dino deixou o cargo para ser candidato ao Senado pelo Maranhão nas eleições de 2022. Dino governou o Maranhão pelos últimos oito anos e foi eleito pela maioria do estado para ocupar uma vaga no Senado Federal até 2031.
Como governador, iniciou uma série de políticas públicas estruturantes, como os programas Bolsa Escola, Escola Digna e o conjunto de ações do Plano Mais IDH, que atua nos 30 municípios mais pobres do Estado.
Dino também exerceu o cargo de juiz federal por 12 anos e de secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atuou como presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e foi assessor da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia Também: Ministério da Justiça e Segurança Pública será mantido no governo Lula
Rui Costa (PT) para Ministro da Casa Civil
Rui Costa dos Santos é economista, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Rui é o atual governador da Bahia, desde que foi eleito em 2014 e reeleito no primeiro turno em 2018.
Rui Costa iniciou sua trajetória política no decorrer da década de 1980, quando participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, ao lado do ex-governador do estado Jaques Wagner.
Em 2007, assumiu a Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) da Bahia a convite do então governador Jaques Wagner, onde permaneceu até 2010.
Durante o período em que permaneceu na SERIN, desenvolveu um novo modelo de integração entre o executivo e o legislativo estaduais com entes federativos e movimentos sociais. A iniciativa foi reforçada com o lançamento do Sistema de Relacionamento Institucional (SRI), projetado para agilizar o andamento de pleitos e uniformizar o atendimento.
Em 2010, Rui Costa concorreu ao cargo de deputado federal pelo PT e conseguiu ser eleito para a 54.ª legislatura com a soma de 212.157 votos. Já na câmara dos deputados, atuou como membro titular das comissões permanentes de Defesa do Consumidor e de Finanças e Tributação.
Entre janeiro de 2012 e abril de 2014, licenciou-se da câmara para assumir como Secretário de Estado da Casa Civil da Bahia no segundo mandato de Jaques Wagner.
Durante o período em que permaneceu na Casa Civil, empenhou-se nas áreas de infraestrutura e logística, além de trabalhar em parceria com o governo federal para garantir a ampliação de políticas sociais na Bahia, como os programas de assistência Água para Todos, Luz para Todos e Minha Casa, Minha Vida.
Nas eleições de 2014, Rui Costa candidatou-se ao governo da Bahia pelo PT, contando com o apoio do ex-governador Jacques Wagner, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da então presidente da República Dilma Rousseff. Ainda no primeiro turno, Rui Costa foi eleito com 54,53% dos votos válidos.
Leia Também: Nova Reforma? Lula pode mudar regras de benefícios do INSS
Mauro Vieira (diplomata de carreira) para Ministro das Relações Exteriores
Mauro Vieira é formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense e diplomada de carreira, formado pelo Instituto Rio Branco. Vieira foi embaixador do Brasil na Argentina entre 2004 e 2010, e nos Estados Unidos entre 2010 e 2015.
Vieira comandou o Itamaraty entre 2015 e 2016, durante o segundo governo Dilma Rousseff. Atualmente, ele chefia a Embaixada do Brasil em Zagreb, na Croácia. Mauro Vieira deixou a chefia do Itamaraty após o impeachment da petista e foi nomeado por Michel Temer para o cargo de representante permanente do Brasil na ONU.
Como embaixador, Mauro Vieira serviu na Missão do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração no Uruguai entre 1982 e 1985.
Vieira também trabalhou na embaixada do Brasil na Cidade do México, de 1990 a 1992, e na embaixada do Brasil em Paris, entre 1995 e 1999.
Leia também: Futuro governo quer reabrir embaixadas que foram fechadas por Bolsonaro
José Múcio Monteiro para Ministro da Defesa
José se formou em engenharia civil pela Escola Politécnica de Pernambuco. Em 1975, foi eleito como vice-prefeito de Rio Formoso (PE) e, depois, foi prefeito. Trabalhou como secretário no governo pernambucano e na Prefeitura de Recife.
Em 1991, elegeu-se deputado federal por Pernambuco e ficou no Congresso por cinco mandatos seguidos. Deixou a Câmara em 2007 para ser ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais de Lula e, em 2009.
Ainda em 2009 foi indicado pelo petista para compor o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele aposentou-se do cargo no fim de 2020, antes de bater a idade máxima, de 75 anos. Quando estava de saída da Corte de Contas, foi bastante elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro.
O post Quem são os cinco ministros já anunciados por Lula? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui