Designed by @pressfoto / freepik

Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Hipertensão atinge cerca de 30% da população do país. A doença, também conhecida como pressão alta, trata-se de um problema preocupante, justamente, pelo seu caráter silencioso, bem como as diversas consequências que o enfermo oferece para a vida da pessoa. 

Diante disso, é natural surgir a dúvida sobre como essa parcela da população é amparada pelo governo, mais precisamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Neste sentido, o órgão concede benefícios aos segurados incapacitados temporariamente ou permanentemente de exercer suas funções de trabalho. Confira melhor essa questão no tópico a seguir. 

Quais benefícios a pessoa hipertensa tem direito?

Em resumo, quem tem pressão alta e devido a isto fica incapaz de trabalhar, pode ter direito a dois benefícios, a depender do grau da invalidez, ou seja, se ela é permanente ou temporária.

Assim sendo, nos casos em que a incapacidade para o trabalho é temporária, o INSS concede o auxílio-doença, entretanto, se o segurado está permanentemente incapacitado de exercer suas funções laborais, ele receberá a aposentadoria por invalidez. 

Vale ressaltar que caso uma incapacidade, até então, temporária venha a ser considerada permanente, o segurado deixará de receber o auxílio-doença e será contemplado pela aposentadoria por invalidez. 

Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez para hipertensos

A hipertensão não costuma interferir relevantemente na rotina da pessoa, todavia, a doença pode precisar de tratamentos específicos os quais levaram a necessidade do afastamento das funções de trabalho por um determinado tempo.  Neste caso, o segurado terá de passar pela perícia médica do INSS, de modo que o órgão irá avaliar se o auxílio-doença será concedido ou não. 

Contudo, caso a doença leve a complicações mais graves, como problemas cardiovasculares, ou até mesmo um AVC que acarrete sequelas, a perícia pode concluir que o segurado deve receber a aposentadoria por invalidez. 

Vale ressaltar que o auxílio-doença tal como a aposentadoria por invalidez, possuem determinadas regras de concessão. Sendo assim, confira a seguir quais requisitos os segurados devem atender em cada um dos benefícios em questão: 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post Quem tem Hipertensão pode receber os benefícios do INSS? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui