A aposentadoria por idade é uma das mais solicitadas pelos brasileiros, ela exige basicamente dois requisitos: a idade mínima e carência. A aposentadoria por idade sofre alterações após a Reforma da previdência de 2019, porém foi criada uma regra de transição para quem já é segurado do INSS.

Se você deseja se aposentar por idade ainda este ano, confira os requisitos necessários para fazer a solicitação antes e após a reforma.

Requisitos antes da Reforma

Para quem começou a trabalhar antes da vigência da Reforma da Previdência e completou os requisitos até o dia 12/11/2019, os requisitos são:

Homem:

• 65 anos de idade.
  • 180 meses de carência.

Mulher:

• 60 anos de idade.
  • 180 meses de carência.

Para quem começou a trabalhar antes da Reforma da Previdência mas não completou os requisitos:

• Homem: 65 anos e 15 anos de contribuição
  • Mulher: 61 anos e 6 meses de idade por ano e 15 anos de contribuição
    • a idade aumenta 6 meses por ano, até atingir 62 anos em 2023.

Requisitos após a Reforma

Para quem começou a trabalhar após a vigência da Reforma da Previdência 12/11/2019, os requisitos são:

Homem:

• 65 anos de idade
  • 20 anos de tempo de contribuição.

Mulher:

• 62 anos de idade.
  • 15 anos de tempo de contribuição.

Qual o valor da aposentadoria por idade?

O valor da aposentadoria por idade também irá depender de quando a aposentadoria foi ou será concedida:

• Para aposentadorias concedidas antes da Reforma: 70% da média dos maiores salários + 1% ao ano completo de trabalho.
  • Para a regra de transição e Regra definitiva: 60% da média de todos os salários + 2% ao ano acima do tempo mínimo de contribuição.

Lembrando que nenhuma aposentadoria do INSS pode ser menor que um salário-mínimo (R$ 1.212,00 em 2022) nem superior ao teto definido anualmente pelo INSS (R$ 7.087,22).

Como solicitar a aposentadoria por idade?

Todo processo de solicitação pode ser feito através do Meu INSS, para isso você deve seguir os seguintes passos:

• Acesse o site meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo para Android ou iOS;
  • clique em “entrar” se você já tiver senha cadastrada; ou clique em “cadastrar senha” para fazer o seu cadastro;
  • no início, digite na caixa de pesquisa a palavra “aposentadoria” e clique na opção “Aposentadoria por Tempo de Contribuição / Idade Urbana”;
  • agora, selecione a opção “Aposentadoria por Idade”;
  • atualize os seus dados e clique “avançar”, clique em “continuar”, leia as próximas informações e clique novamente em  “avançar”;
  • preencha todos os dados de forma correta, clique no sinal de + para anexar os documentos, depois clique em “avançar”;
  • selecione a agência do INSS mais próxima da sua residência e clique em “avançar”;
  • selecione o banco mais próximo da sua residência e clique em “avançar”;
  • confira todas as informações com bastante cuidado, se estiverem corretas, clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima”, depois clique em “avançar”.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post Quer se aposentar por idade ainda este ano? Confira os requisitos apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.