Nos últimos artigos temos tratado sobre a reforma da previdência e suas mudanças.
Afinal, este é um tema extremamente atual e de grande impacto na vida da população brasileira, tanto os que estão próximos de se aposentar quanto dos mais jovens que, muitas vezes, ficam sem saber o que esperar do futuro.
Por isso, é relevante falarmos, também, sobre os benefícios previdenciários.
Este é um assunto de extrema relevância que precisa ser compreendido, afinal, se trata do seu futuro.
Preparamos este artigo com o intuito de explicar quem são as pessoas que têm direito agora aos benefícios previdenciários.
Continue lendo e confira!
O que são os benefícios previdenciários?
Antes de tudo, é de suma importância compreender o que e quais são esses benefícios.
Os benefícios previdenciários são os direitos que os contribuintes do INSS irão receber após o tempo de contribuição designado para cada tipo de aposentadoria.
Esse valor foi pensado para garantir recursos financeiros para todos que trabalharam e contribuíram por muitos anos.
Os benefícios previdenciários, segundo o INSS, são:
- Aposentadoria por idade rural;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria especial por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade urbana;
- Aposentadoria da pessoa com deficiência por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por tempo de contribuição do professor.
Cada um desses benefícios tem suas especificidades que se aplicam a diversos casos possíveis, dessa forma, tornando o benefício previdenciário acessível a maior quantidade de pessoas possíveis.
Afinal, quem tem direito a esses benefícios agora?
A reforma da previdência tem sido um assunto gerador de muitas dúvidas. Dentre elas, quem ainda é assegurado pelo INSS.
Apesar de todas as propostas que a reforma apresenta, todas as pessoas que já tinham o direito de receber o dinheiro da contribuição, permanecerão com esse direito.
Os maiores impactos da reforma nos benefícios previdenciários se dão pela alteração de tempo de contribuição e pela porcentagem que poderá ser retirada do que foi contribuído ao longo dos anos. Dessa forma, as pessoas continuam tendo acesso ao dinheiro da aposentadoria, entregando, em valores inferiores e com maior tempo de contribuição, em alguns casos.
É preciso se atentar às mudanças que estão sendo estabelecidas, para que, assim, seja possível ter uma visão real de como será o futuro com relação à previdência.
Conclusão
Pessoas que tinham o dinheiro permanecem com seus direitos garantidos, entretendo, existem mudanças significativas, como por exemplo, na aposentadoria da mulher, que sofreu alterações em relação ao tempo de contribuição exigido.
Esses detalhes da reforma da previdência alteram vários aspectos referentes aos benefícios previdenciários, tornando necessário conhecer cada mudança para compreender como as coisas irão funcionar.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original Menezes Bonato Advogados Associados
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }O post Reforma da Previdência: Quem perdeu direito aos benefícios do INSS? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal ContábilAbertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui