Marcelo Camargo/Agência Brasil

No próximo dia 31 deste mês, a Receita Federal dará início aos pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Os repasses ocorreram em 5 lotes distribuídos entre maio e setembro de 2022. 

Com a proximidade do cronograma, o órgão vem alertando os contribuintes sobre a ação de golpistas sobre a falsa restituição do IR. Em suma, o novo golpe é aplicado no intuito de roubar as vítimas através de mensagens enviadas via e-mail. 

Em suma, os criminosos enviam um texto cujo conteúdo afirma que o contribuinte possui um dinheiro a receber na restituição do tributo em 2022. Para receber os supostos valores, a pessoa deve clicar em um link, também disponibilizado no e-mail pelos golpistas. 

Por sua vez, ao clicar no link, a pessoa tem seus dados roubados. Em suma, golpes como esses já são habituais, somente mudam a “face”, conforme a época pertinente às ações do governo. Ou seja, não é de hoje que golpistas se passam por órgãos, instituições ou autarquias para roubar informações pessoais do governo. 

Neste sentido, como estamos na época das restituições do IR, os criminosos se aproveitam da época, para credibilizar a veracidade da mensagem, e assim conseguir êxito no roubo. 

É preciso estar atento, pois, uma vez com os dados pessoais da pessoa, o golpista pode realizar das mais diversas fraudes no nome do contribuinte. Desde acessar os canais oficiais da receita, até logar em outros aplicativos, fazer transações financeiras, comprar produtos e serviços que caíram na fatura da vítima, entre outros exemplos.

Diante disso, a Receita Federal já emite alertas para evitar tais transtornos. Segundo o órgão, o procedimento não ocorre por meio de mensagens ou alertas através do e-mail ou outros canais que não os oficiais. 

Sendo assim, esteja atento a e-mails suspeitos, e jamais clique em links maliciosos, cujo intuito é estimular a vítima a realizar um cadastro falso para receber a restituição. Além disso, a pessoa fica refém de diversos outros tipos de fraudes, como os exemplos previamente citados. 

Restituição do IR – lotes de pagamento

Em resumo, a restituição do IR trata-se da devolução de valores pagos a mais na declaração do tributo. Isto é, quem contribuiu com valores superiores ao devido, terá algum saldo a receber. 

A Receita Federal concede os valores a serem devolvidos em 5 lotes, obedecendo uma ordem de prioridade. Tal ordem funciona na seguinte lógica: 

  • Em primeiro lugar recebem Idosos com idade superior a 80 anos;
  • Em segundo lugar recebem Idosos com mais de 60 anos
  • Em terceiro lugar recebem Pessoas com deficiência de qualquer natureza ou doenças graves, ou que possuam dependentes nestas condições;
  • Em quarto lugar recebem pessoas Contribuintes que têm o magistério como a maior fonte de renda; 
  • Por fim é estabelecido a ordem de entrega, ou seja, quem enviou a declaração com antecedência, recebe primeiro.

 Confira as datas de pagamento dos 5 lotes da restituição do IR em 2022. 

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

O post Restituição do IR: Esteja atento ao novo golpe apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui