Realizar a entrevista de emprego é algo muito complexo para a maioria das pessoas, afinal, é um momento muito importante na vida de quem está buscando uma colocação profissional, da mesma forma que é necessário conseguir se portar bem para segurar o nervosismo.
Além disso, de se sentar na mesa para falar um pouco mais sobre você e suas competências profissionais, existem vários tipos de testes utilizados em uma entrevista de emprego, com o objetivo claro de, conhecer o candidato.
Desse modo, durante a entrevista onde a pessoa está tendendo vender sua imagem, alguns detalhes sobre você podem acabar sendo percebidos através de um teste simples e muito utilizado, conhecido como teste do café.
Sendo assim, caso você esteja buscando uma recolocação profissional e está passando ou passará por algumas entrevistas, é bom conhecer alguns testes utilizados para que você se saia bem. Logo, hoje conheceremos o famoso teste do café.
O que é o teste do café?
O teste do café, também conhecido como teste da xícara de café, se trata de fato de um teste muito utilizado nas entrevistas de emprego pelo recrutador, para conhecer um pouco mais do candidato.
Basicamente, durante a entrevista com o candidato, o recrutador poderá lhe convidar para tomar um café, chá ou alguma outra bebida, onde, ao retornar para a sala de entrevista com a bebida, o recrutador avaliará o que o candidato fará com a xícara.
Após ingerir a bebida, os recrutadores vão analisar qual é o seu comportamento com relação à louça suja. Se você:
Deixará sobre a mesa, pressupondo que alguém recolherá, ou seja, onde você estará desclassificado, ou se você tomará alguma atitude como perguntar onde deixar a xícara, ou se pode levar à copa, onde assim, você terá passado no teste.
Qual a lição desse teste?
Segundo o Trent Innes, diretor da empresa Xero Austrália, que desenvolveu este teste, o recrutador poderá conhecer muito mais sobre o candidato oferecendo uma bebida a ele do que simplesmente ouvindo suas respostas para as diversas perguntas.
Tendo em vista que o teste oferece um entendimento mais claro sobre o comportamento do candidato quanto a questões éticas como o respeito, a educação e a convivência no ambiente de trabalho.
Em diversos casos e funções, apresentar algumas dessas características é de extrema importância, logo, o teste do café possibilita descobrir se o candidato é educado e se o mesmo sabe cooperar em uma convivência com outras pessoas.
Sendo assim, o pior resultado possível é quando o candidato toma a bebida, e simplesmente deixa a xícara onde bem entender, sem se preocupar com uma atitude simples, mas que pode revelar muito sobre sua personalidade.
O post REVELADO! ‘Teste do Café’ que está sendo realizado nas entrevistas de emprego apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui