Se você deseja melhorar o valor da sua aposentadoria, saiba que existem algumas maneiras de tentar aumentar sua renda, e uma delas é a Revisão da Vida Toda.
O que é essa Revisão da Vida Toda?
A referência para o nome “Vida Toda”, é na verdade o que se busca, ou seja, inserir todo o período contributivo do trabalhador na base de cálculo, que pela regra anterior à Reforma da Previdência, é feito com 80% das maiores contribuições desde julho de 1994.
Quem pode se beneficiar com a Revisão da Vida Toda?
Para ter direito a Revisão da Vida Toda é necessário que o aposentado preste atenção em alguns requisitos:
Contribuições junto ao INSS, anteriores a julho de 1994
Conforme mencionado, o objetivo da Revisão da Vida Toda é utilizar para o cálculo da aposentadoria todo período contributivo do trabalhador, visto que, atualmente só serão consideradas as contribuições após julho de 1994.
Deste modo, se o trabalhador tivesse contribuições altas antes de julho de 1994, esse período é descartado no cálculo da aposentadoria, o que gerou uma diminuição drástica nos valores de aposentadoria de muitos trabalhadores.
Aposentadoria a partir de novembro de 1999
A possibilidade da Revisão da Vida Toda é para os trabalhadores que se aposentaram com data de início a partir de 12/11/2019 e que tenha sido aplicada a regra de transição contida no artigo 3º da Lei 9.876/1999.
Ter recebido a aposentadoria nos últimos 10 anos
Toda aposentadoria tem o prazo para o ingresso da revisão, considerado de 10 anos, sendo que, essa situação também se estende a Revisão da Vida Toda, por isso, só é possível revisar a sua aposentadoria, se o seu benefício tiver sido concedido nos últimos 10 anos.
Ação da Revisão da Vida Toda
Deste modo, em virtude da grande demanda de ações solicitando a Revisão da Vida Toda, em abril e 2021, o Supremo Tribunal Federal considerou a matéria de Repercussão Geral (Tema 1102), ou seja, a partir da decisão pelo STF, todos os Tribunais deverão se manifestar da mesma forma.
Sendo assim, todos os processos a respeito desta matéria estão suspensos, aguardando o julgamento pelo STF para verificar quanto à constitucionalidade do cálculo da aposentadoria, utilizando todo o período contributivo.
E a boa notícia é que o STF já tem data de julgamento, o que irá ocorrer entre os dias 04 e 11 de junho de 2021. Por isso, se você tem interesse em solicitar a Revisão da Vida Toda, preste atenção na nossa dica!
Dica!
Se você possuir contribuições anteriores a julho de 1994 deve primeiramente efetuar a simulação do cálculo inserindo todas as contribuições do período contributivo para saber se há aumento na sua aposentadoria ANTES de ajuizar a ação!
Isso é muito importante! A revisão em tese serve para todos que possuam a contribuição previdenciária anterior a julho de 1994, porém, somente o cálculo prévio poderá dar a certeza de que a ação será vantajosa, pois, além de revisar seu benefício previdenciário, você ainda consegue buscar o valor de atrasados dos últimos 05 anos antes da data do ajuizamento da ação!
O que eu devo fazer?
Antes de realizar a Revisão da Vida Toda, é muito importante que você procure um especialista na área previdenciária, que conheça bem as regras e que saiba efetuar corretamente o cálculo previdenciário.
Afinal você não quer revisar seu benefício para ganhar menos, não é?
Fonte: Domeneghetti Advogados Associados
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Revisão da Vida Toda pode aumentar o valor do seu benefício? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui