Rotinas da Contabilidade em 2023: ao que se atentar?

A Contabilidade é uma das áreas que mais passam por mudanças e atualizações que afetam o dia a dia do setor e de toda a empresa. Para isso, os profissionais devem estar atentos às novidades e rotinas contábeis 2023 para tomarem as melhores decisões.

Tratam-se principalmente de mudanças na legislação e nos sistemas com os quais a área lida diariamente e que são fundamentais para o trabalho contábil.

Além disso, a inserção da tecnologia em todos os processos é uma realidade que tende a se fortalecer no próximo ano, tornando o trabalho da área mais ágil, seguro, com menos custos e mais estratégico.

Confira neste artigo, produzido pelo Tangerino by Sólides, as principais novidades e tendências da contabilidade para o próximo ano, além de pautas que merecem a atenção dos profissionais da área em 2023.

Quais são as principais novidades contábeis para 2023?

No decorrer do ano, a contabilidade passou por algumas atualizações e se deparou com novas normas e leis publicadas no setor. Muitas dessas novidades já estão sendo colocadas em prática e outras começarão a valer nas rotinas contábeis 2023. Veja algumas das principais:

eSocial

O eSocial é uma plataforma que concentra a comunicação entre os empregadores e o Governo para o envio de informações sobre os colaboradores. Nela é feito o pagamento de várias obrigações acessórias, além de que substitui a entrega de formulários individuais para cada declaração.

Para 2023, há alteração no envio das obrigações dos eventos em Saúde e Segurança do Trabalho – SST para órgãos públicos, organizações internacionais e outros, que integram o grupo 4, começando a partir do dia 1º de janeiro de 2023.

Além desses, as pequenas e médias empresas também deverão entregar as informações que constam na Portaria Conjunta MTP/RFB/ME de 19 de abril de 2022. Entre elas, estão:

  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
  • S-2240 – Condições Ambientais de Trabalho – Agentes Nocivos.

Speed fiscal

O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED foi criado para melhorar o controle por parte do Fisco e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais, incentivando o repasse das informações por parte das empresas.

Também tem como objetivo facilitar o acesso, por parte dos contribuintes, às informações e obrigações fiscais.

A partir de janeiro de 2023, começam a valer as mudanças do guia prático 3.1.0 da EFD-ICMS/IPI (Escrituração Fiscal Digital – EFD) do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Dessas principais modificações, podem ser ressaltados: o novo registro 0221 e os registros C855, C895, C857 e C897, além das seguintes mudanças:

  • Descontinuação dos códigos que pertencem à Tabela Situação de Documentos: 4.1.2;
  • Alteração do número de caracteres de 15 para 60 nos registros C111; E112; E230; E312; E116; E250; E316; 1922 e 1926;
  • Adição do Cupom fiscal eletrônico SAT C800, que permitirá informar ao sistema as notas das filiais para empresas que possuem inscrição estadual única.

Nota Técnica nº 33/2022 da Confederação Nacional de Municípios – CNM

Trata-se de importante documento, publicado no dia 30 de novembro de 2022, que traz direcionamentos sobre as ações e procedimentos a serem tomados para o encerramento do exercício financeiro de 2022 e abertura do exercício 2023.

A Nota Técnica nº 33/2022 da CNM está dividida em temas compreendidos desde os prazos para cada ação até os lançamentos contábeis de cada etapa, sendo:

  • Calendário de ações e prazos;
  • Restos a pagar e créditos a receber;
  • Lançamentos típicos de encerramento de exercício;
  • Boas práticas em final de exercício e prestação de contas;
  • Elaboração de notas explicativas.

O que o contador precisa ficar de olho em 2023?

Além das mudanças já concretizadas e que passarão a valer em janeiro do próximo ano, os profissionais que cuidarão das rotinas contábeis 2023 devem estar atentos também a possíveis alterações e novidades que podem ser anunciadas pelo governo.

Muitas dessas mudanças podem vir, inclusive, por meio de projetos de lei e muitas dessas definições já estão sendo estudadas ou até mesmo já se encontram em tramitação no Legislativo. Veja algumas:

Reforma do Imposto de Renda

É de conhecimento dos profissionais da contabilidade que, desde 2015, a tabela do Imposto de Renda não sofre atualizações. Dessa forma, essa é uma pauta que tende a ser avaliada pelo governo em 2023, o que deve ser acompanhado pela área contábil.

Novo limite de faturamento para microempreendedores individuais – MEI

O aumento de faturamento do MEI de R$81 mil para R$144 mil já está em trâmite e o reajuste pode acontecer em 2023.

Ainda sobre o tema, outra novidade é que, caso aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 108/21, o microempreendedor individual poderá contratar até dois funcionários. São mudanças que impactarão os trabalhos da contabilidade.

Prioridade em órgãos públicos para contadores

Está em tramitação ma Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4.572/2021, que dispõe sobre o atendimento preferencial aos profissionais da contabilidade no âmbito das repartições públicas do país, vinculadas à Receita Federal e ao INSS, e dá outras providências.

No momento, o status do projeto é “aguardando a designação de relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público”.

Quais as principais tendências para a contabilidade em 2023

Sem dúvidas, a Contabilidade também vem sendo impactada pelas mudanças no mercado, especialmente com o avanço da tecnologia e as consequências trazidas pela pandemia da Covid-19.

Veja algumas tendências que devem já ser de conhecimento e acompanhadas pelos profissionais que cuidarão das rotinas contábeis 2023:

1 – Mais investimento em Cibersegurança

A Contabilidade lida diariamente com dados das empresas e dos colaboradores. Por isso, é cada mais vez esperado que a área invista em estratégias de cibersegurança, especialmente com o aumento do percentual de migração dos dados para a nuvem.

Os dados trabalhados pelo setor são sigilosos e qualquer tentativa de ataque ao sistema por terceiros pode provocar prejuízos e perdas significativas para os envolvidos. Por isso, a tendência é que as empresas passem a reforçar a segurança nesse sentido.

2 – Uso de Inteligência Artificial

Em muitas empresas, o dia a dia da Contabilidade ainda tem sido conduzido por meio de processos burocráticos e manuais que acabam afetando a competitividade do setor e da empresa no mercado.

Por isso, é cada vez maior a busca das organizações por inteligência artificial. E as rotinas da Contabilidade 2023 tendem a ser cada vez mais conduzidas pela IA.

Especialmente no que se refere às rotinas de gestão, de atendimento ao cliente e também tarefas manuais que serão substituídas pela máquina para que os profissionais possam se dedicar ao contexto estratégico do trabalho contábil.

3 – Gestão de dados profissional

A administração e controle das informações é uma das principais tendências da contabilidade para 2023. Isso inclui:

  • Coleta de dados;
  • Armazenamento das informações;
  • Arquivamento;
  • Mensuração.

A partir disso, será possível acompanhar mais de perto as informações disponibilizadas pela própria empresa e que são fundamentais para a elaboração de estratégias e tomada de decisão, para que haja assertividade e eficiência nos processos.

Além disso, a centralização dos dados, para que todas as informações possam ser acessadas em um só lugar, será outra tendência para a área.

4 – Uso de tecnologia Blockchain

Embora ainda esteja em seu início, o uso de blockchain já vem ocorrendo em algumas empresas.

Trata-se de uma tecnologia que agrupa informações que se conectam por meio de criptografia, permitindo a realização de transações e outras operações de forma segura.

Ela garante que ninguém consiga efetuar fraudes, já que torna cada moeda rastreável desde o momento de sua criação, atuando como um livro-caixa público, onde ficam registradas todas as transações, de forma ágil e segura.

Sendo assim, trata-se de uma tecnologia propícia à área da contabilidade, já que se relaciona à transferência de ativos e à manutenção de um registro de informações financeiras precisas.

5 – Uso de ferramentas e sistemas digitais

Empresas que adotam soluções de automação têm mais tempo para oferecer outros serviços estratégicos aos seus clientes, como consultorias financeiras especializadas e soluções criativas.

Com as novas demandas dos últimos anos, têm surgido cada vez mais ofertas de programas de contabilidade baseados em nuvem a assinaturas eletrônicas. É esperado o uso de tecnologias fáceis de usar, que geram economia de tempo.

O uso de ferramentas, sistemas e softwares que facilitarão o trabalho da contabilidade já é uma tendência e tende aumentar nas empresas no próximo ano. Outro importante aspecto é que a automação corta custos internos e torna a empresa mais competitiva.

Agora, que você já está por dentro das principais novidades que afetarão as rotinas contábeis 2023, não deixe de acompanhar os temas e as decisões do governo, ao longo do ano, para proporcionar as melhores práticas para sua empresa e seus clientes!

por Tangerino by Sólides

O post Rotinas da Contabilidade em 2023: ao que se atentar? apareceu primeiro em ContNews.

Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui