Para muitas pessoas quanto mais cedo a aposentadoria chegar melhor, e por isso muitos se perguntam se existe a possibilidade de antecipar o sonho do descanso merecido.
Se você quer saber se isso é possível e se entenreça pelo assunto, continue conosco pois vamos te dar dicas maravilhosas ao longo do nosso artigo!
Afinal, é possível antecipar a aposentadoria?
Sim, você pode antecipar sua aposentadoria. A dica é: quanto mais tempo de contribuição você conseguir reconhecer junto ao INSS, mais perto fica de atingir os requisitos de aposentadoria.
Isso pode ser feita tanto por quem trabalha de carteira assinada quanto para quem é autônomo, até mesmo as donas de casa que contribuem por conta própria pode ter a aposentadoria antecipada.
Esse tempo de contribuição deve ser comprovado através do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), tendo esse documento em mãos você deve verificar se ele está de acordo com os vínculos de emprego da sua Carteira de Trabalho.
Isso porque o CNIS geralmente apresenta muitas falhas, e se você tem contribuições antes de 1982 se atente mais, pois esse cadastro começou a valer somente após essa data.
Após encontrar erros nas informações do extrato CNIS, é necessário pedir a atualização dos dados para o INSS. E para isso você vai precisar levar documentos que provem o tempo de trabalho, valor das contribuições e outras informações.
Como atualizar o CNIS?
Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. No tópico abaixo coloquei uma lista de alguns documentos que irão te ajudar.
Após organizar seus documentos, siga o passo a passo:
- Acesse o portal do Meu INSS, faça login
- Agora escolha a opção “Agendamentos/Solicitações”
- Clique no campo “novo requerimento” no canto direito embaixo
- Na próxima tela, pesquise por “dados”
- Selecione a opção: “atualização dos dados cadastrais”
- Após isso, você será direcionado a uma página para você informar alguns dados como endereço e telefone celular, então clique em “avançar”
- Feito isso, irá aparecer a pergunta: “você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, central 135 ou e-mail?” clique em “sim”.
- Agora você irá anexar todos os documentos atualizados (os documentos devem estar legíveis, com uma boa fotografia ou cópia dos documentos, e no formato .pdf, .png, .bmp, .jpg, .jpeg, .tif ou .tiff, e cada um pode ter no máximo, 5 MB.)
- Pronto!
Documentos para atualização do CNIS
Confira lista de documentos que você pode apresentar para atualizar e corrigir o CNIS:
- Contrato individual de trabalho;
- Termo da rescisão de contrato;
- Contracheques da época trabalhada;
- Carteiras de trabalho;
- Extrato do imposto de renda;
- Recibo com carimbo da época;
- Livro de Registro de Empregados ou da Ficha de Registro de Empregados da empresa trabalhada no período (original ou cópia autenticada);
- Comprovante de recebimento do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço);
- PPP e LTCAT (Aposentadoria Especial);
- Fotografias da época também podem comprovar vínculo de emprego que não consta no INSS;
- Qualquer documento com data na época do trabalho e assinatura do empregador que possa comprovar o trabalho prestado, inclusive recibos feitos à mão.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui