Saiba como o marketing pessoal pode ser o ‘capital social’ do contador

No meio contábil, é de conhecimento comum que muitas empresas começam através de um aporte de capital social e que isso pode definir o futuro delas ou o caminho que vão percorrer no mercado. E, pensando desta forma, podemos dizer que o marketing pessoal pode ser o capital social do contador. Então, veja algumas dicas para colocar isso em prática.

Antes de mais nada, é bom estar ciente que, em um mercado cada vez mais competitivo, ter apenas habilidades técnicas nem sempre é suficiente. Por mais competente que você seja como contador, saber se vender também é essencial e é justamente com isso que esta técnica da comunicação pode lhe auxiliar. Portanto, saiba que investir no marketing pessoal é um ótimo meio para trabalhar sua imagem profissional.

Entre os benefícios de apostar nessa prática, estão o aumento da credibilidade junto ao mercado e a potenciais clientes, mais indicações para trabalhos e, principalmente, valorização do seu nome dentro da área.

Marketing pessoal para contador: como começar?

Não sei se você está familiarizado ou se já ouviu falar em estratégias de marketing. Mas, mesmo que nunca tenha lido nada sobre o tema, não se preocupe. Vamos tratar do assunto de forma bem descomplicada.

No universo da comunicação, mais especificamente no marketing, o ponto de partida é saber quem é o seu cliente, ou seja, com quem você deseja estabelecer uma relação. Ou ainda, qual perfil de cliente você deseja alcançar. Saiba que nem sempre isso é simples e imediatista. Às vezes, requer pesquisa e, por que não, olhar para a concorrência.

Então, em primeiro lugar, é importante definir qual é o perfil do grupo que você deseja atingir, como grandes executivos que podem vir a contratar seus serviços de contabilidade, por exemplo, ou pequenas e médias empresas.

Em seguida, é hora de estruturar sua imagem, buscando quais são os pontos fortes da sua trajetória e quais são as suas habilidades que devem ser reforçadas para atingir o seu público-alvo, tais como liderança, capacidade de trabalhar em equipe, organização, agilidade, possuir uma boa ferramenta contábil, etc.

Leia também:

O poder do mundo digital

Quando já tiver o perfil do cliente definido, assim como as suas qualidades que pretende ressaltar, é hora de partir para ação. Ou seja, apresentar o seu trabalho para o mercado. E, neste momento, as redes sociais são excelentes aliadas. Para ver e ser visto no meio profissional, um ótimo meio é o LinkedIn. Afinal, ali estão possíveis clientes, ou até parceiros, concorrentes e muitos profissionais com quem pode aprender muito e, claro, manter ativo o networking (rede de trabalho, em tradução literal), que vamos falar mais abaixo.

Tenha em mente que é importante fazer parte de comunidades relacionadas à contabilidade e gestão, poste e compartilhe assuntos interessantes e fortaleça sua imagem junto aos seus pares e potenciais clientes. Instagram e Facebook também podem ajudar neste momento, mas é bom estar ciente que alimentar mais do que uma rede social dá muito trabalho e, consequentemente, toma bastante tempo.

Talvez, um próximo passo pode ser criar uma página ou um blog sobre os seus conhecimentos, com casos de sucesso, por exemplo. Isso também é interessante para reforçar o marketing pessoal e aumenta suas chances de se tornar uma referência em sua área de atuação.

Ações offline

Além de aproveitar as facilidades oferecidas pela Internet, o marketing pessoal do contador também passa por criar e manter uma imagem sólida no mundo offline, ou seja, no dia a dia com a mão na massa.

Lembre-se que no meio profissional, nossa imagem está sempre em construção. Portanto, é importante dar atenção à forma que você trata o cliente. Uma boa dica, por exemplo, é se esquivar de assuntos polêmicos.

Outro ponto delicado é a vestimenta. Logicamente, cada um é livre para se vestir como achar melhor. Porém, vale estar atento para o que o seu cliente exige de você ou até como ele se porta. Vale refletir se uma roupa despojada em uma reunião com executivos vai chamar muito a atenção e até pesar negativamente.

Não há uma regra para isso, apesar de muita gente dizer que é preciso se vestir com traje formal. Mas será que o contador que trabalha em uma cidade turística precisa colocar terno todos os dias, por exemplo? Por isso, este acaba sendo um ponto bem pessoal, onde a sua percepção conta muito. De qualquer forma, esteja atento para esta questão.

Um outro quesito importante é procurar ser claro e objetivo na hora de falar e, quando a conversa for por escrito, caprichar no português e evitar erros e gírias. Caso tenha interesse, existem cursos de oratória que podem ajudar na desenvoltura para falar melhor em público, por exemplo.

Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em https://forum.fiscaltalks.com

Networking: relacionamentos fazem a diferença

O contador que deseja usar o marketing pessoal a seu favor não pode se esquecer de cultivar uma boa rede de relacionamentos. E isso passa por manter contatos com pessoas que você conheceu e considera que são interessantes profissionalmente.

Inclusive, esses profissionais não precisam ser necessariamente contadores: empresários e pessoas de outras áreas de atuação podem qualificar ainda mais sua rede de contatos. É importante ter em mente que fazer networking não tem nada a ver com se aproximar de outras pessoas por puro interesse. Na verdade, a ideia desta prática é que os dois lados possam evoluir juntos e se ajudar mutuamente.

Fonte: IOB Notícias

O post Saiba como o marketing pessoal pode ser o ‘capital social’ do contador apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil