Saiba quando entrar com Recurso administrativo e judicial contra o INSS

Para garantir direitos e benefícios que muita das vezes são negados pelo INSS se faz necessário entrar com um processo na Justiça.

Todos os dias várias pessoas têm seus benefícios negados pelo INSS, e isso pode acontecer por vários motivos como erros na perícia médica, má gestão, demora de informações, erros nas informações entre outros.

Mas a dúvida que fica é, quando é possível entrar na Justiça contra o INSS? E é sobre isso que vamos falar agora!

Recurso administrativo

O recurso administrativo é quando você recorre ao próprio INSS, ainda não sendo necessário entrar com uma ação judicial.

Com o recurso administrativo você pode pedir que seja feita uma nova avaliação do requerimento, você irá contestar o porquê do INSS ter indeferido seu pedido.

Todo segurado do INSS, ou dependente do segurado que faleceu, e teve seu benefício indeferido (negado) poderá fazer um recurso administrativo.

Mas é preciso se atentar pois existe um prazo de 30 dias para recorrer ao INSS após a comunicação da decisão. O CRPS tem até 85 dias após a protocolização do recurso para julgar e devolver o processo ao INSS.

Você mesmo pode entrar como recurso administrativo como iremos mostrar logo abaixo, porém você tenha dúvidas sobre o processo e preenchimento do requerimento recomendamos que você procure ter a assessoria de um especialista em direito previdenciário na elaboração e acompanhamento do seu recurso.

O agendamento do recurso pode ser feito pelo telefone 135 ou na internet, no site Meu INSS:

  • acessar o Meu INSS com seu login e senha;
  • buscar a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
  • clicar em “Novo Requerimento”;
  • para facilitar, digitar na busca a palavra “recurso”;
  • escolher a opção desejada;
  • inserir todos os dados solicitados;
  • finalizar seu pedido.

Recurso Judicial

O recurso Judicial na maioria dos casos é recomendado após o recurso administrativo ser negado. Porém isso não é regra, você não precisa obrigatoriamente ter realizado o recurso administrativo para entrar com o judicial.

Ingressando com uma ação judicial você terá mais abertura para defender seu direito a receber o seu benefício.

Vantagens do recurso judicial:

  • O caso será julgado por um juiz é imparcial que levará em consideração a realidade dos fatos e interpretando a lei
  • Se seu direito for reconhecido através da ação judicial você receberá os valores retroativos

Mas devemos te avisar que em média, o processo na Justiça contra o INSS dura 18 meses, e caso o INSS entre com recurso, o processo pode demorar ainda mais.

Para ingressar com uma ação judicial é sempre recomendado ter a ajuda de um advogado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post Saiba quando entrar com Recurso administrativo e judicial contra o INSS apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui