O INSS é responsável por amparar milhares de segurados em momentos inesperados, como doenças, acidentes que resultam em sequelas e pensando nisto na matéria de hoje vamos esclarecer quais as doenças que tem chance de receber um benefício do INSS, seja ele um auxílio-doença ou até mesmo a aposentadoria por invalidez.
Sempre que você está doente você tem direito a algum auxílio?
Toda vez que você segurado tem algum problema de saúde que gere incapacidade para o trabalho, você terá direito ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez, o que vai atestar isto é a perícia médica do INSS.
O primeiro passo para saber se você tem direito ou não a algum benefício é estar ciente se o problema de saúde que você tem está te impedindo de trabalhar, você consegue trabalhar normalmente com esta doença? se você conseguir exercer suas atividades laborais normalmente, podemos dizer que a sua doença não te incapacita.
O que é auxílio doença e quem tem direito?
Este benefício é pago pelo INSS para as pessoas que ficaram incapacitadas para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos e que comprem alguns requisitos:
- Cumprir carência de 12 contribuições mensais – a perícia médica do INSS avaliará a isenção de carência para doenças previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS n° 2998/2001, doenças profissionais, acidentes de trabalho e acidentes de qualquer natureza ou causa;
- Possuir qualidade de segurado (caso tenha perdido, deverá cumprir metade da carência de 12 meses a partir da nova filiação à Previdência Social – Lei nº 13.846/2019);
- Comprovar, em perícia médica, doença/acidente que o torne temporariamente incapaz para o seu trabalho;
- Para o empregado em empresa: estar afastado do trabalho por mais de 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença).
Para ser concedido neste benefício não é necessário que o segurado esteja incapacitado para toda e qualquer atividade, mas que o segurado esteja impossibilitado de realizar seu trabalho atual ou atividade habitual.
O que é aposentadoria por invalidez?
A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário que ampara o segurado que se encontra permanentemente e total incapacitado para exercer suas atividades laborais por tempo indeterminado.
Quais são os requisitos da Aposentadoria por invalidez
- Tempo de contribuição ou idade, não são requisitos da Aposentadoria por invalidez.
- Carência: A carência mínima para Aposentadoria por invalidez é de 12 meses de contribuição. (Existem doenças que são isenta de carência para o benefício).
- Qualidade de segurado: É necessário estar contribuindo no momento do acometimento da doença ou ainda que não esteja contribuindo no momento, estar ao menos no período de graça de manutenção da qualidade de segurado.
- Incapacidade: Como já explicamos, a incapacidade precisa ser total e permanente para o trabalho, caso contrário a Aposentadoria poderá dar lugar ao Auxílio-doença.
Conclusão
Podemos concluir que se a sua doença te incapacita de exercer suas atividades laborais, você pode ter direito a algum benefício do INSS, o que vai atestar isso é a perícia do INSS e lembre-se a doença por si só não gera nenhum benefício, o gera é a sua incapacidade.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Saiba se o seu problema de saúde gera auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui