Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebem mais de um salário mínimo, estavam aguardando uma definição sobre qual seria o índice de reajuste aplicado para os benefícios este ano.
Todavia, o índice de aumento dos benefícios para estes segurados que ganham acima de um salário já foi decidido e será com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O INPC é o índice responsável por medir a inflação acumulada no país. Dessa maneira, com o acúmulo total de 5,93% de inflação entre os meses de janeiro e dezembro, o reajuste das aposentadorias para quem ganha acima de um salário também será de 5,93%.
Leia +: Liberado calendário de pagamentos do 13º salário do INSS de 2023
Quem vai receber o novo reajuste?
O reajuste de 5,93% será concedido a todos os segurados que recebem acima de um salário mínimo, independente do benefício, seja ele:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Salário-maternidade.
Os segurados vão começar a receber o novo aumento a partir do dia 1º de fevereiro, quando o INSS começa a pagar o benefício mensal referente a folha de janeiro.
Historicamente, o reajuste dos benefícios previdenciários com valor superior a um salário mínimo são corrigidos com base no acúmulo da inflação.
O novo percentual de aumento foi revelado nesta terça-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde, além de corrigir o valor mensal dos benefícios, também corrige o teto previdenciário.
Novo teto do INSS
Com o novo índice de inflação divulgado pelo IBGE, o teto do INSS também será reajustado, passando dos R$ 7.087,22 que vigorou ao longo de 2022, passando a ser R$ 7.507,49 em 2023.
O teto do INSS, como seu próprio nome sugere, é o valor máximo que o Instituto pode pagar num benefício previdenciário, independente da aposentadoria que o segurado recebe.
O post SAIU! Novo aumento das aposentadorias do INSS será de 5,93% apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui