O Salário Maternidade para desempregadas é garantido tal como qualquer outro benefício do INSS. Só é preciso ter atenção a algumas condições.
É possível receber o salário maternidade mesmo estando desempregada, esse benefício é pago pela Previdência Social através do INSS. Fique atenta neste artigo e confira se você tem ou não direito a este benefício.
Salário Maternidade para Desempregadas: Requisitos
Para que se possa receber este benefício é necessário comprovar a qualidade de segurado do INSS, o prazo estabelecido é de 12 meses a contar do último recolhimento realizado pelo INSS.
A gestante deverá ter cumprido a carência de 10 meses trabalhados. Portanto durante 120 dias, mesmo estando desempregada, a segurada receberá uma remuneração por parte do INSS.
Mas não se preocupe se você perdeu a qualidade de segurada poderá cumprir metade da carência de 10 meses antes do parto . Após o nascimento da criança o prazo máximo para requerimento do benefício é de 180 dias. Caso não seja solicitado nesse período a segurada perde o direito de receber.
Entenda como Funciona o Pagamento feito pelo INSS:
- Em casos em que a demissão ocorreu antes da confirmação da gravidez,
- demissão após a confirmação da gravidez, desde que preenchido os outros requisitos.
- Demissão após a confirmação da gravidez, mas por justa causa. Neste caso a lei permite a demissão, ainda que a segurada esteja grávida. Assim O INSS é quem faz o pagamento também.
- Caso a segurada tenha engravidado quando já tinha sido demitida da empresa, se ainda estiver no período de graça também terá o benefício pago pelo INSS.
Saiba se você ainda está no Período de graça:
O período de graça é o tempo em que a pessoa é considerada segurada, ou seja, está dentro do período da manutenção de qualidade se segurado, apesar de não estar fazendo contribuições previdenciárias e nem recebendo benefício.
O período de graça está previsto no artigo 15 inciso II em diante Lei nº 8.213, de 24 de Julho de 1991.
No caso de auxílio maternidade para desempregadas, o período de graça é de 12 meses a contar da última contribuição feita ao INSS.
Salário Maternidade negado?
Se você se encaixa em todos os requisitos, e mesmo assim ao dar entrada em seu benefício no INSS ele foi negado, ainda tem uma segunda chance de ter o seu benefício aprovado. Você pode entrar com recurso contra a decisão do INSS.
Assim vai ter uma nova análise do seu pedido que será realizado por outras pessoas.
Caso a negativa persista, recomendamos procurar a defensoria pública ou um escritório de advocacia para entrar com o pedido judicial.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original Carneiro Menezes Advogados
O post Salário Maternidade para Desempregadas: Saiba quando é possível apareceu primeiro em Jornal Contábil Brasil – Notícias do Brasil e do Mundo.
Fonte: Jornal Contábil
Abra sua Empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui