FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está permitindo saque para os nascidos em setembro que aderiram ao saque-aniversário. Terão direito os trabalhadores que atuam com carteira assinada. Sendo que para isso, será necessário cumprir algumas regras. Uma delas, impede o trabalhador que aderir ao saque-aniversário a retirar o saldo do FGTS em caso da demissão sem justa causa. No entanto, terá direito de sacar a multa de 40%.

Requisitos do saque-aniversário

O Saque-Aniversário permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. Para receber o recurso, é necessário optar pela sistemática.

Para aderir ao saque-aniversário é necessário estar trabalhando com carteira assinada, ter saldo no FGTS e, informar a Caixa Econômica Federal a adesão da modalidade.

Exigências para ter acesso ao saque-aniversário

  • Ao aderir o saque-aniversário, o trabalhador perde direito ao saque-rescisão
  • Ao aderir ao saque-aniversário, para voltar ao saque-rescisão será necessário aguardar uma carência de 25 meses.
  • Lembrando que o saque-aniversário não é obrigatório, ou seja, é opcional. Quem não fizer a opção, permanecerá na sistemática do Saque-Rescisão.

Como optar pelo Saque-Aniversário

A opção pode ser realizada no app FGTS, no site fgts.caixa.gov.br, no Internet Banking Caixa ou nas Agências da Caixa Econômica Federal.

Os trabalhadores que optarem pelo Saque-Aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano de opção.

Os valores do Saque-Aniversário do FGTS ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque.

Os nascidos em setembro vão poder aderir à modalidade até o dia 30 deste mês e o saque de parte do fundo poderá ser feito ainda em 2021.

Os nascidos em agosto que aderiram ao saque-aniversário vão poder realizar a retirada do dinheiro até o dia 31 de outubro.

O trabalhador que fizer a solicitação após a data de aniversário, só receberá o dinheiro no ano que vem.
A quantia ficará disponível por três meses. Se não for sacado neste período, o valor voltará para a conta vinculada do trabalhador.

Como calcular o valor do seu Saque-Aniversário?

O trabalhador que fizer a opção poderá sacar um percentual do saldo do FGTS acrescido de uma parcela adicional, anualmente, conforme tabela abaixo:

Calendário do saque-aniversário FGTS

O post Saque do FGTS está disponível para quem nasceu em setembro apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui