O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) divulgaram o décimo boletim da série “Boas Práticas em Negociações Coletivas”, que agora tem como foco a saúde mental.
O documento, lançado em 11 de agosto, apresenta 18 exemplos de cláusulas presentes em acordos e convenções coletivas de 2023, que visam promover o bem-estar dos trabalhadores e combater o adoecimento psicológico no trabalho.
Historicamente, as negociações coletivas priorizavam a segurança física e a prevenção de acidentes. No entanto, o aumento da carga e do ritmo de trabalho transformou a saúde mental em uma grande preocupação para sindicatos e empregados.
Embora seja um tema relativamente novo nas cláusulas de acordos, o boletim mostra uma crescente variedade de abordagens.
Leia também:
- 6 erros de marketing que podem prejudicar a pequena empresa
- Saúde Mental entra na pauta das negociações coletivas de trabalho
- MTE intensifica fiscalização de creches para mães trabalhadoras
- A reforma silenciosa: como a mudança tributária redesenha o poder e o futuro das cidades brasileiras
- Governo já devolveu R$ 1 bi a vítimas de descontos indevidos, diz INSS
Práticas em destaque
Entre as práticas destacadas estão a oferta de assistência psicológica, a realização de campanhas de conscientização, a condução de estudos para entender as causas do adoecimento mental e o fornecimento de auxílio para atividades que promovam o equilíbrio emocional, como exercícios físicos.
O boletim também inclui cláusulas que preveem ações para prevenir a violência e o assédio no ambiente de trabalho, fatores diretamente relacionados ao sofrimento psicológico.
Rafaele Rodrigues, coordenadora de Relações do Trabalho do MTE, ressalta a importância das negociações coletivas. Segundo ela, ao discutir a saúde mental, os sindicatos demonstram estar atentos às mudanças no mundo do trabalho. Dessa forma, reforçam seu compromisso com a qualidade de vida dos trabalhadores.
Por fim, todos os boletins da série “Boas Práticas em Negociações Coletivas” estão disponíveis no portal do MTE. Confira aqui o boletim com cláusulas de negociação coletiva trabalhista sobre saúde mental
Com informações do do MTE
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em https://forum.fiscaltalks.com
O post Saúde Mental entra na pauta das negociações coletivas de trabalho apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil