Se proteja! Conheça os golpes que estão sendo aplicados no IRPF

A Receita Federal vem alertando os contribuintes quanto a golpes que estão ocorrendo com relação ao imposto de renda.

Boa parte dos golpes envolve e-mails que são recebidos pelos destinatários apontando links suspeitos onde por meio deles se poderia corrigir os supostos erros.

Outro golpe envolvendo o nome da Receita Federal, é o chamado “Golpe da Declaração na Malha Fina”. Não muito diferente do anterior os golpistas enviam comunicados falsos por e-mail informando divergências na declaração. É uma forma de assustar os declarantes, fazendo os achar que há problemas na sua declaração de IRPF. Neste caso também é solicitado clicar em um link malicioso.

Lembro que também existem golpes envolvendo a restituição, como por exemplo, o golpe da antecipação da restituição. Neste caso sites maliciosos prometem antecipar a restituição do Imposto de Renda. Porém, para receber essa antecipação os golpistas pedem dados das vítimas. As vítimas acabam usando links para passar esses dados, mas na verdade o link instala um malware que danifica o sistema da vítima e rouba dados do computador e celular.

A pessoa que cai nesses golpes acaba passando informações fiscais, cadastrais e financeiras para esses golpistas.

Com uma quantidade de golpes tão grande a Receita Federal vem alertando com frequência os contribuintes para que tomem cuidado.

A maior parte dos golpes envolve emails, e os golpistas começam a envia-los bem na época de entrega da declaração.

O contribuinte deve ficar atento, porque os golpistas se apropriam indevidamente do nome da insituição para tentar das mais credibilidades em suas mensagens.

Deve-se ter muito cuidado com este tipo de mensagens, pois, os golpistas em geral alegam que a declaração está com problemas e alertam sobre penalidades inexistentes. A boa conduta sempre deve permanecer. Nunca clique em links maliciosos oferecidos nestas correspondencias envolvendo o IRRF.

Em todos os casos você deve prestar atenção no endereço do email que normalmente é de provedor gratuito e não tem relação com o órgão de governo. Ou mesmo as mensagens podem até ter o nome da receita mas tem um domínio como “receita@ domínio34.com.br”.

O endereço de e-mail por vezes pode até ser similar ao da Receita Federal, mas perceberá erros de ortografia.

Abaixo segue uma imagem de um destes e-mails de golpe, veja que o endereço de e-mail tem o nome da receita federal, mas o domínio é totalmente diferente de um e-mail de governo.

Se proteja! Conheça os golpes que estão sendo aplicados no IRPF

 

Se proteja! Conheça os golpes que estão sendo aplicados no IRPF

 

E também é comum que o endereço da URL tenha troca de letras por grafias parecidas como a troca da vogal “o” por “0”. E também cuidar com E-mails que contenham links, arquivos em anexo e aplicativos.

Qualquer pessoa pode acabar recebendo este tipo de e-mail, por vezes esses são genéricos, sem ter o nome da possível vítima, mas às vezes são personalizados.

O e-mail personalizado, tente a ser mais assertivo, pois usa o nome verdadeiro do contribuinte, que não é algo difícil de se saber hoje em dia.

E a criatividade dos golpistas não para por aí, até por SMS eles atacam, enviando milhares de mensagens para pessoas falando de erros na declaração. As mensagens pedem que se faça um PIX para regularizar a situação.

A verdade é que essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas, com isso ressalto, a Receita Federal não faz comunicação por e-mail ou mensagem de texto. A manutenção se necessária da sua declaração não deve ser feita por meio de links suspeitos.

E se tiver alguma pergunta sobre algum procedimento envolvendo a declaração, primeiro fale com seu contador. O contador é o profissional competente para te ajudar a elaborar e dar consultoria sobre essa obrigação para com o governo.

Aproveitando o ensejo, cuidado também com as promessas falsas de “inflar” o dinheiro da restituição. O que vemos às vezes são pessoas não preparadas, que não conhecem o IRPF como um contador, prometendo altos valores de restituição. Mas o que acontece são declarações retidas em malha.

As pessoas precisam sempre estar atentas aos detalhes, e saber identificar uma situação suspeita.

As pessoas que aplicam estes golpes apelas para o lado “emocional” do cidadão, até temos de tomar cuidados com falsários se passando por escritórios contábeis.

Às vezes algumas pessoas por dúvidas de como fazer a declaração acabam caindo em sites falsos. As falsas empresas supostamente oferecem serviços de realização da declaração, cobram uma taxa, mas nunca prestam o serviço. As vítimas acabam tendo um prejuízo financeiro, além de compartilhar dados pessoais.

A vítima acaba sendo extorquida por essas pessoas para abertura de contas, e pedidos de empréstimo, por exemplo.

O post Se proteja! Conheça os golpes que estão sendo aplicados no IRPF apareceu primeiro em ContNews.

Fonte: Portal Contnews
Escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui