Secretário da Conafer presta depoimento à CPMI do INSS

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS retomou nesta quinta-feira 9h, mais depoimentos para aprofundar as investigações sobre suspeitas de descontos irregulares em benefícios previdenciários. Entre os convocados estão o secretário da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer), Silas da Costa Vaz e o presidente do ABCB, Américo Monte Júnior.

A presença de Silas Vaz foi requerida pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana, após relatório da CGU apontar que os descontos em folha autorizados por associações e entidades podem ter ocorrido sem consentimento dos beneficiários. Segundo a CGU, em entrevistas com 1.273 segurados, 97,6% afirmaram não ter autorizado os descontos aplicados e quase 96% disseram não ser filiados a qualquer associação.

Além dos depoimentos, a CPMI deve analisar mais 181 requerimentos na fase deliberativa da reunião. Um dele propõe a convocação do ministro da Previdência, Wolney Queiroz, pedido pelo relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar.

Além disso, o vice-presidente da comissão , deputado Duarte Jr. convocou o dono do Banco Master para investigar supostas irregularidades na concessão de empréstimos consignados pelo banco.

Também foi pedido a quebra de sigilo bancário e fiscal da Zema Crédito Financeira, ligada a família do governador de Minas Gerais. A solicitação foi feita pelo deputado Rogério Correria e um segundo requerimento do parlamentar pede a convocação do próprio governador.

Com informações Agência Senado

Leia também:

O post Secretário da Conafer presta depoimento à CPMI do INSS apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui