– A Pesquisa de Tendências no RH em 2022, realizada numa parceria entre a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, e a Reconnect | Happiness At Work, empresa brasileira especializada em “Felicidade no Trabalho”, revelou que Segurança e bem-estar dos colaboradores serão o principal foco do setor de RH neste ano. Essas escolhas foram apontadas como prioridades com 77,20% no índice de respostas, seguida da Formação de Líderes, com 73,37% , e Cultura Organizacional 70,05%.
Confira a lista de tendências completa:
Pelo segundo ano consecutivo o tópico Segurança e bem-estar do colaborador aparece no topo das tendências. Em 2021, o índice de respostas foi de 63,73% Já quando analisamos as tendências elencadas para o ano de 2020, levando em conta que a pesquisa foi realizada no fim de 2019, quando ainda não havia pandemia, essa tendência nem chegou a ser mencionada pelos profissionais de RH. Na época, a principal tendência era “Programas de avaliação de desempenho”, seguida por “Experiência do colaborador e metodologias ágeis”, ambas com destaque em todas as edições da pesquisa.
“Com a pandemia pudemos perceber que o cuidado com os colaboradores se tornou algo essencial para o setor de recursos humanos das empresas e mesmo com a melhora desse quadro essa tendência deve permanecer, pois as empresas estão percebendo cada vez mais a importância de cuidar do seu time”, comenta Christiana Mello, Diretora de Crescimento da Catho.
“Nas entrevistas em profundidade com executivos de RH percebemos que existe uma clara tendência de olhar com prioridade para os colaboradores. De fato, a alta liderança das empresas já entendeu a importância do tema, principalmente com os impactos que tivemos da pandemia. Porém, há um grande desafio que tem sido levantado: como implantar uma cultura mais positiva, com segurança psicológica, liderança positiva na prática? Como levar esse tema para fora do RH e conscientizar toda a liderança de seu papel fundamental nesta transformação? Certamente, plantamos a semente, mas ainda há muitos desafios pela frente”, pontua Renata Rivetti, fundadora e diretora na Reconnect.
Habilidades mais requeridas para o profissional
Ainda falando em tendências, outro ponto interessante revelado pelo levantamento foi em relação às habilidades mais requeridas pelos RHs nos profissionais em 2022. Para 70,5% o mais importante é a proatividade, seguido pelo trabalho em equipe (64,8%) e resolução de problemas (61,9%).
Em 2021, essas habilidades também despontaram no top 3 como as mais valorizadas pelo RH, mas com uma mudança de ordem: no ano passado a mais apontada foi trabalho em equipe com 72,41% das respostas, seguida por proatividade (67,51%) e resolução de problemas com 64,77%.
Confira a lista completa de habilidades para 2022:
A Pesquisa de Tendências do RH foi realizada de nov de 2021 a jan 2022 em uma parceria entre a Catho e a Reconnect | Happiness At Work contando com a resposta de 874 profissionais de todo o Brasil.
Fundada em 1977, a Catho tem o propósito de mudar vidas por meio do trabalho. A empresa que desde o ano 2000 atua com um modelo 100% online, recentemente passou a oferecer planos gratuitos em todo o território nacional para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a oportunidades de emprego.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
O post Segurança e bem-estar serão prioridades para o RH este ano apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui