Luiz Marinho, Ministério do Trabalho do atual governo, disse que pretende acabar com o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Marinho declarou em uma entrevista para o jornal O Globo que o governo de Bolsonaro (PL) mudou o principal objetivo do FGTS ao liberar o saque-aniversário.
De acordo com o ministro, o objetivo do FGTS é de “estimular um fundo para investimento, que é de habitação”, ele esclareceu que o segundo objetivo é de ser uma poupança do cotista, para socorrer o trabalhador, no “momento da angústia do desemprego”.
O ministro afirma que o estimulo de sacar o FGTS em todos os aniversários do trabalhador, é irresponsável pois quando o cidadão precisar ele não terá essa poupança.
Leia Também: Quem são os ministros do governo Bolsonaro que foram oficialmente exonerados?
O que é saque-aniversário FGTS?
O saque aniversário foi instituído pelo governo Bolsonaro, pela Lei 13.932/19, ele permite que o trabalhador saque parte do saldo de sua conta do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário.
Esse saque é opcional, ou seja, o trabalhador deve aderir ou não, caso você não queira aderir você ainda continuará na opção saque rescisão.
Aqueles que optarem pelo saque aniversário pode solicitar retornar para a sistemática padrão a qualquer momento, através do aplicativo do FGTS, desde que não haja operação de antecipação contratada.
Mas é muito importante destacar que, os trabalhadores que aderem a essa modalidade não poderão sacar seu FGTS caso sejam demitidos, recebendo somente o valor da multa rescisória.
Com relação ao valor que o trabalhador irá receber é determinado pela aplicação de uma alíquota, que varia de 5% a 50% sobre a soma de todos os saldos das contas do FGTS.
Leia Também: Luiz Marinho toma posse como ministro do Trabalho
Calendário oficial da modalidade para 2023
A Caixa Econômica Federal, divulgou o calendário oficial da modalidade para 2023, confira:
O post Será o fim do saque-aniversário do FGTS? Entenda a proposta do Ministério do Trabalho apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui