Se você deseja saber quanto vai ganhar ao se aposentar a simulação da aposentadoria INSS 2022 pode te ajudar.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui uma plataforma online, o Meu INSS, que garante acesso aos serviços da Previdência Social. O simulador de aposentadoria é um dos serviços oferecidos pelo site e aplicativo do Meu INSS.
Como fazer a simulação da aposentadoria pelo Meu INSS?
- Entre no Meu INSS;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”;
- Confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis.
- Depois clique em “Recalcular”;
- A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.
Simulação do Meu INSS é confiável?
A calculadora do INSS pode calcular sua aposentadoria errado. Isso pode acontecer porque o CNIS dos segurados podem conter erros.
E a calculadora do MEU INSS se baseia no CNIS para a realização das simulações, ou seja, se faltar informações ou alguma anotação estiver errada, consequentemente o calculo estará errado.
Outro ponto a se levar em consideração é que caso você tenha tempo rural, especial, como professor ou como pessoa com deficiência provavelmente seu calculo pelo MEU INSS estará errado.
Pois ele não contabiliza e nem faz a conversão desses períodos como tempo “comum”. Por isso o mais indicado é que você procure um advogado especialista em direito previdenciário para ter certeza que é o momento certo para você se aposentar.
Como conferir meu CNIS?
Para conferir seu CNIS, basta comparar os registros da sua carteira com o extrato. Para isso siga o passo-a-passo:
- Acesse o Meu INSS;
- Faça o login com CPF e senha ou o cadastro (se for o primeiro acesso);
- Na tela inicial, na aba de opções “Para Você”, clique em “Extrato de Contribuição (Cnis)”;
- É possível olhar os dados na tela, ou pedir para “Baixar PDF”; se optar por baixar, escolha a versão completa (vínculos e remunerações).
Como corrigir um erro no CNIS?
Havendo erros no CNIS, o trabalhador deverá ligar para a central de atendimento do INSS, telefone 135 para solicitar a correção.
Em seguida, será aberta pelo servidor previdenciário uma tarefa para que o trabalhador corrija a informação pelo Meu INSS.
Acontecendo da tarefa não ser criada, é possível dar entrada no pedido de aposentadoria, mesmo não tendo cumprido as exigências do benefício, e durante o processo pedir a correção dos dados.
Documentos necessários:
- Carteira de trabalho – É preciso constar as datas de início e término do vínculo e os salários;
- Documentos pessoais – no caso de haver problemas com dados cadastrais;
- Cópia de processo trabalhista – se houver;
- Guia da Previdência Social – quando não foi reconhecida a contribuição individual;
- Demais documentos que comprovem vínculo como termo de contratação e rescisão contratual, ficha de registro de empregado, comprovante da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e qualquer outro material que possa servir para que o INSS reconheça o período trabalhado;
- Comprovantes de período em trabalho rural, menor aprendiz e alistamento militar.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
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Fonte: Jornal Contábil
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