Emprestimo - Imagem por @rafastockbr / freepik / editado por Jornal Contábil

Terminou nesta quinta-feira (30), o prazo para contratar empréstimo consignado com margem de 35%. Desta forma, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não poderão mais utilizar a margem ampliada. A partir de janeiro, as contratações de empréstimo, renovação e portabilidades deverão obedecer a margem de 30% dos rendimentos.

O prazo terminou no dia 30 de dezembro por ser o último dia de expediente bancário de 2021. A regra também está valendo para convênios de servidores e empregados públicos das esferas federal, estadual e municipal, além de militares das Forças Armadas, ativos e inativos, e policiais e bombeiros militares, que também foram beneficiados pela Medida Provisória (MP) 1006/2020.

De acordo com a MP o prazo termina na sexta-feira, 31 de dezembro de 2021, no entanto, o expediente bancário se encerrou nesta quinta-feira (30) e só voltará a funcionar na segunda-feira, 3 de janeiro de 2022.

Até então o aposentado ou pensionista podia solicitar um empréstimo consignado com margem de 40%, sendo 35%  para empréstimo pessoal e mais 5% para o cartão de crédito.

A partir de 1° de janeiro de 2022, o limite do crédito consignado voltará para 30%.

Sendo assim, a partir de janeiro o limite do consignado terá a seguinte regra:

• 30% destinado para realizar o empréstimo pessoal
  • 5% destinado para o uso do cartão de crédito.

O consignado tem a facilidade das parcelas de pagamento serem descontadas diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS. Esse tipo de crédito é mais usado por funcionários públicos, aposentados e pensionistas.

Essa modalidade é considerada a mais segura pelas instituições financeiras pelo fato de não existir uma possibilidade de calote, já que as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do INSS.

A partir de janeiro de 2022, a regra para prazo de quitação voltará ser de  6 a 72 meses, a depender do valor contratado.

Taxas de juros

As taxas de juros do crédito consignado do INSS a partir do ano que vem vai subir. O empréstimo pessoal terá juros de 2,14% ao mês e a taxa para o cartão de crédito vai passar para 3,06% ao mês.

Portanto, se você no ano que vem quiser contratar um empréstimo consignado, solicitando um valor de R$ 1.000, no prazo máximo de 72 meses, terá que pagar uma parcela de R$ 27,36 ou um custo total de R$ 1.969,92 (juros de 2,14% ao mês).

O post Terminou o prazo para contratar consignado com margem de 35% apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.