FGTS

O trabalhador ainda pode em 2021 realizar saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), desde que tenha aderido à modalidade saque-aniversário.

A Caixa Econômica Federal vai liberar ainda mais cinco parcelas em 2021 do FGTS, na modalidade saque-aniversário. As rodadas restantes são destinadas para os aniversariantes de agosto a dezembro.

No saque-aniversário, você pode fazer uma retirada de parte do saldo da conta do Fundo de Garantia, anualmente, no mês de seu aniversário.

Os valores vão ficar disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do saque-aniversário.

No entanto, o trabalhador que não retirar o recurso até essa data, o valor retorna automaticamente para a sua conta no FGTS.

Lembrando que o saque-aniversário é opcional, ou seja, só entrará para a sistemática, a pessoa que informar a Caixa o interesse pela condição.

Quem aderir ao saque-aniversário, e se arrepender de ter tomado esta decisão, deverá esperar por um período para retornar a modalidade saque-rescisão. Neste caso, a espera será de 25 meses após a solicitação.

Geralmente o trabalhador que adere ao saque-aniversário não fica atento as regras, e quando fica sabendo que ao aderir à modalidade, ficará sem ter direito de receber o saque do FGTS em caso de demissão, podendo apenas retirar a multa de 40%, acaba se arrependendo e desiste da modalidade.

O saque-aniversário possui uma tabela específica, onde o trabalhador consegue verificar qual será o valor em que o mesmo receberá. Existem algumas faixas de saldo para as contas do FGTS. A porcentagem do saque-aniversário é fixa para cada uma delas.

Como aderir

O trabalhador que desejar aderir ao saque-aniversário poderá acessar o aplicativo do FGTS ou site fgts.caixa.gov.br.
Fique atento: a adesão do trabalhador a modalidade é permitida até o último dia do mês de seu aniversário.
Acesse a plataforma, clique na opção “Meu FGTS” e, em seguida, acesse a aba “Opção Sistemática de Saque FGTS” e clique em “Optar”. O sistema também possibilita que você acesse o seu atual saldo e faça uma simulação do valor que poderá receber em 2021.

Antecipação de 3 anos de saque pela Caixa

O trabalhador poderá pedir a antecipação de até três anos do saque-aniversário do FGTS. A Caixa Econômica Federal, para este caso, libera um crédito especial, que permite o trabalhador colocar o próprio saldo do saque-aniversário como garantia para a realização de um empréstimo, sendo assim, a Caixa libera taxas extremamente baixas de juros, já que não há riscos de inadimplência.

Isso permite que trabalhadores que estão negativados possam pedir empréstimos usando o saque-aniversário como garantia.

Veja as condições gerais para pedir empréstimo usando o FGTS como garantia:

Taxa de juros de: 0,99% ao mês;
Acumulado de juros por ano: 12,54%;
Valor mínimo que a Caixa libera no empréstimo: R$ 2 mil;
Antecipação: de até 3 anos do saque-aniversário do FGTS.

Calendário do Saque-aniversário do FGTS

O post Trabalhador poderá sacar 3 anos do FGTS de uma vez apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui