Em Cascavel, a administração pública e entidades da área contábil e empresarial lançaram, na última semana, a campanha Tributo à Cidadania 2025. O objetivo é sensibilizar pessoas físicas e jurídicas a destinar parte do imposto de renda devido a projetos sociais de atenção à criança, adolescente e pessoa idosa. Segundo dados da Receita Federal, potencial de destinações no município, apenas de pessoas físicas, é de R$ 26,3 milhões.
“Obrigado por entenderem o alcance e o impacto social dessa ação e fazem destinações aos fundos municipais. Com o empenho de todos, vamos conseguir uma soma maior de recursos e contemplar mais projetos”, enfatizou o prefeito Renato Silva.
Segundo secretária de Assistência Social do município, Rosely Vascelai, o valor arrecadado em 2024 foi de R$ 2 milhões, sendo R$ 1,14 milhão para o Fundo da Infância e Adolescência e R$ 933 mil para o Fundo do Idoso. Entre os projetos habilitados para receber esses recursos destacam-se o Novo Basquete Feminino Cascavel (de iniciação esportiva), a Guarda Mirim (aprendizado a adolescentes), Cemic (alimentação e pintura de quadra), Apofilab (ações com crianças e famílias de portadores de fissura lábio-palatal), Eureka, Interlagos, além de ações nas áreas da saúde e de atenção a idosos.
“A obtenção desse montante de recursos contou com a fundamental ajuda dos contadores, em sua incansável atuação para conscientizar seus clientes sobre a importância da destinação e para assegurar que os recursos sejam aplicados com transparência pelas entidades”, destacou a secretária.
O delegado da Receita Federal, Antônio Carlos, informou que das 37 mil pessoas físicas aptas 1,5 mil fizeram destinações em 2024, o dobro do registrado em anos anteriores. “Isso demonstra que, gradualmente, a conscientização vem aumentando, mas o potencial de melhoria é significativo”, assinalou.
Recursos ficam
Em um esforço conjunto que congrega a prefeitura, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), a Câmara Municipal, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o Sindicato dos Contabilistas de Cascavel (Sincovel), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR) e diversas outras entidades da sociedade civil, a campanha, visa mostrar à sociedade que o dinheiro destinado na cidade. Para o vice-presidente de Controle Interno do CRCPR, Claudio Brunetto, “é preciso que a legislação referente à destinação de imposto de renda devido para projetos sociais seja aprimorada, para que o alcance de parcerias como essa seja ainda maior”.
As peças da campanha, que será veiculada em diversas mídias de alcance local, foram apresentadas pela secretária de Comunicação Social, Beth Leal. O vereador Sidnei Mazzuti agradeceu o empenho de todos e se disse otimista quanto ao sucesso da ação.
Com informações do Instagram da ACIC
por CRCPR
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Fonte: PORTAL CONTNEWS
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