O Instagram é uma das redes sociais com maior audiência na internet, somando mais de 1 bilhão de usuários. Aqui no Brasil, o número de usuários dessa rede chega a quase 64 milhões de pessoas.
O alto índice de engajamento dessa rede mostra uma excelente oportunidade de investimento e muitos empreendedores já montaram sua vitrine online, oferecendo mais um meio de compra para seu público.
E você? Já considerou começar divulgar sua marca no Instagram? Acompanhe o nosso post e saiba quais são os passos para começar a vender pelo Instagram!
Crie uma conta na plataforma
O primeiro passo é instalar o aplicativo em seu smartphone. Caso você já tenha uma conta no Instagram, ótimo. Senão, nós vamos te ajudar, basta seguir os passos abaixo:
1 – Faça o download do aplicativo Instagram em seu dispositivo móvel. O aplicativo está disponível para iOS e Android.
2 – Cadastre-se na plataforma. Assim que entrar no aplicativo, você terá a opção de criar uma conta, usando seu endereço de e-mail ou então, entrar com o Facebook.
Caso você já tenha uma página no Facebook para divulgar seus produtos, o ideal é se cadastrar no Instagram com ela, pois além das redes sociais estarem interligadas, isso ajuda manter uma identidade visual única.
3 – Coloque as informações de sua empresa. Use a bio (área no topo, próxima à foto de perfil) para colocar breves informações sobre sua marca, deixe o link para o site e, se der, inclua horário de funcionamento também. Além disso, escolha uma foto para colocar no perfil que seja de fácil leitura e que resume sua marca.
4 – Deixe seu perfil público. Isso facilita que todos da rede social possam ver seus produtos ou serviços, aumentando a visibilidade da sua marca e trazendo novas pessoas para o seu radar.
Esses 4 primeiros passos foram uma prévia para te ajudar a entrar na plataforma e fazer as primeiras configurações de seu novo perfil na rede.
Seguindo a leitura, você vai aprender como deixar o Instagram de sua empresa mais atrativo, contribuindo com o aumento das vendas. Se liga só!
Perfil comercial no Instagram: como configurar
Se você já tem um perfil no Instagram e agora quer usá-lo para vender seus produtos ou serviços, precisa configurá-lo para um perfil comercial/profissional. E como fazer isso? A gente te mostra.
1º – Entre na sua conta do Instagram e clique nas três linhas horizontais que estão no canto superior direito.
2º – Clique no ícone de engrenagem para acessar as Configurações.
3º – Toque em Conta
4º – Procure pela opção Mudar para conta profissional
5º – Após isso, clique em Empresa
Como apresentamos no início deste post, nessa parte consegue configurar seu perfil no Instagram com sua página do Facebook, facilitando a divulgação dos seus produtos.
6º – Adicione mais detalhes sobre sua empresa como categoria e informações de contato.
Bem simples, né? Agora que você já tem uma conta profissional no Instagram, chegou a hora de saber como administrá-la da melhor forma. Acompanhe!
Como administrar meu perfil profissional no Instagram?
Administrar um perfil profissional, assim como administrar o seu negócio, requer tempo e dedicação.
A administração de seu Instagram comercial vai envolver os conteúdos que você vai produzir, a frequência de postagem deles e até mesmo a forma como você configura a bio da sua conta, que a gente te explica no próximo tópico.
Como montar uma bio eficiente
A biografia no perfil deve passar uma ótima primeira impressão e resumir brevemente o que sua empresa é e oferece. Uma dica válida é usar palavras-chave do seu nicho que você deseja destacar em sua rede social, facilitando a leitura.
O uso de emojis também é possível, mas tome cuidado para não exagerar e use apenas se fizer sentido. Os emojis ajudam a destacar visualmente, além de deixar a linguagem mais apropriada ao contexto da rede social.
A bio também é um ótimo lugar para você promover a hashtag da sua marca e aproveitar também para deixar o link de seu site ou e-commerce. Este é o único espaço na plataforma para colocar uma URL de link externo.
Além disso, se você quiser divulgar mais de um link em sua bio, é possível usando o Linktree. Esse serviço permite agrupar mais de uma rede em um link, possibilitando a divulgação não só do site, mas também de redes sociais e até mesmo do WhatsApp Business.
Veja o exemplo de bio abaixo:
Outras informações que são altamente relevantes para colocar na biografia são endereço e horário de atendimento, isso é claro, no caso de empresas que atendem fisicamente.
Agora que você já sabe configurar a bio de seu perfil, vamos te mostrar como administrar seus conteúdos!
Como e o que postar no meu perfil comercial do Instagram?
Conseguir se destacar no ambiente digital hoje é um grande desafio, levando em consideração a quantidade de informação que há nesse meio.
Mas hoje, estar presente nas redes sociais já deixou de ser só mais uma estratégia de venda e divulgação das empresas, e passou a ser uma obrigação para a visibilidade das empresas.
E para atingir bons resultados usando essas redes, é preciso entender o comportamento de cada uma delas.
E já que estamos falando de Instagram, veja abaixo as dicas que trouxemos para você fazer as melhores postagens na rede.
Imagens
As imagens são ótimos elementos de comunicação. Você pode descrever detalhadamente o seu produto, disponibilizar as dimensões, cores, formatos, mas nada disso é mais eficácia para atrair o consumidor do que uma boa imagem.
E o Instagram, sendo plataforma quase que 100% visual, requer atenção por parte dos usuários na hora da postagem desse tipo de conteúdo.
Procure não usar banco de imagens, mas sim fotos reais de seus produtos, prezando sempre pela qualidade das fotos. Além disso, essas fotografias ajudam os clientes a conhecerem os mínimos detalhes e, também, despertam o desejo de compra.
Assim como para qualquer ambiente virtual, o Instagram também possui dimensões certas para as imagens de perfil, stories, e os tamanhos também diferem quanto a posição da imagem, vertical ou horizontal. Vale a pena conferir antes e postar!
Conteúdo relevantes
Planeje suas produções de conteúdo em torno das dúvidas dos clientes, sempre se perguntando: “Minhas postagens estão ajudando o meu público em algo?”
Os consumidores tendem a lembrar de marcas que buscam ser empáticas com o público, ganhando sempre preferência quando precisam de produtos/serviços daquele nicho.
Tratando da imagem empresarial, é importante ter extremo cuidado na hora de postar os mais diversos conteúdos como imagens, palavras, frases e termos. Hoje, é muito difícil se safar de discriminação, preconceito, erros ortográficos e afins nas redes sociais.
Evitar humor a todo momento também ajuda com que você não perca o foco do seu objetivo na rede que é vender.
Frequência
A frequência das postagens também é um elemento fundamental para sua estratégia de venda no Instagram. Com as postagens corretas, mantenha uma frequência de acordo com o ciclo de consumo de seu produto ou serviço.
Obviamente que não existe um padrão, mas o importante levar em consideração o tamanho da jornada de compra. Você deve aparecer na timeline ou nos stories de seu público o suficiente para não ser esquecido, mas nunca demais para encher a rede social com propaganda comercial.
Timeline
Junto à frequência de postagem, considere também a organização do feed. Procure focar em posts mais conceituais, ou seja, fuja de ofertas com tempo limitado e afins, pois a timeline não é linear, podendo correr o risco da promoção aparecer para alguém quando ela já estiver acabado.
Stories
O Stories é um ótimo lugar para ser visto com frequência. Você consegue postar conteúdos com mais frequência do que na timeline, aumentando a interação com seus clientes.
Faça perguntas, enquetes nativas da própria rede e até mesmo algumas brincadeiras. As respostas de seus clientes podem te gerar ideias para lançar novas promoções e até mesmo mudar alguma estratégia.
Não há regra quanto a frequência de Stories, mas procure não postar exageradamente.
A gestão da rede deve ser sempre bem planejada para não entrar em conflito com as próprias informações postadas.
E lembre-se de sempre ter um objetivo, pois do contrário, serão apenas acúmulo de informações perdidas, gerando volume e não valor.
Meios de vender pelo Instagram
Com o perfil profissional configurado e com as postagens corretas, fica muito mais fácil de ganhar visibilidade e aumentar as vendas por esse canal. Mas ainda existem outras estratégias que podem ser utilizadas.
Veja algumas dessas estratégias que você também pode usar para atrair novas vendas para o seu negócio usando o Instagram:
Você já ouviu falar em IG Shopping? Esse recurso permite que os usuários consigam fazer suas compras sem muita burocracia no Instagram. Como?
Hoje, por exemplo, quando um usuário posta uma foto em sua timeline, é possível marcar os amigos utilizando um tag, e o mesmo acontece com as lojas que pretendem vender na plataforma.
A loja consegue atribuir balõezinhos nas fotos que levam o usuário até a página para adquirir esses produtos. Assim, os clientes conseguem ter acesso a detalhes do produto direto pela plataforma.
Esse novo recurso tem facilitado muito o processo de compra de grandes e pequenas marcas, e principalmente as que trabalham com vendas mais simples que envolvem roupas, sapatos, eletrônico etc.
Ficou interessado em montar sua vitrine no Instagram? O primeiro passo para isso é ter uma conta comercial, assim como nós ensinamos no início desse post.
Para saber mais detalhes, basta acessar a página criada pela empresa para dar orientações sobre o Instagram Shopping.
Parcerias
Uma outra estratégia interessante para o seu negócio é fazer parcerias, seja com lojas próximas ou até com influenciadores.
Se além de vender pela internet você também tem um local físico, é válido entrar em contato com outros negócios próximos de seu estabelecimento a fim de fechar parcerias. E não esqueça de considerar aqueles que você já tem algum contato.
É importante que essas parcerias estejam dentro de nichos que agreguem ao seu, além de ser mais simples você escolher potenciais parceiros por saber onde direcionar esforços.
A parceria com influenciadores digitais também está em alta entre empresas de todos os portes. Essas empresa escolhem influenciadores digitais que são referência em seu nicho e iniciam a parceria.
Geralmente, essas pessoas já possuem um certo reconhecimento pelo trabalho que fazem e possuem muitos seguidores nas redes sociais, servindo de referência para muitas pessoas.
Ao escolher um influenciador, peça para que ele escolha brindes e kits de seus produtos e envie de presente. A maioria dessas ações geram posts e divulgações gratuitas no perfil do influenciador.
Sorteios
Outra forma de ganhar visibilidade para aumentar as vendas são os sorteios. Mas isso requer muita atenção, pois para fazer esses sorteios é necessário uma autorização do Ministério da Fazenda.
Toda e qualquer ação com finalidade comercial precisa dessa autorização. Isso é feito para garantir a veracidade das informações e garantir que ninguém caia em algum tipo de golpe.
Se você tem interesse em fazer algum tipo de promoção, deve pedir autorização neste link e seguir com as orientações, aguardando o prazo de 40 a 120 dias para liberar a promoção em suas redes. Sendo assim, é importante solicitar o quanto antes.
Antes de solicitar a autorização, defina os objetivos do sorteio com clareza, bem como as regras que os participantes terão que seguir. Lembre-se também de escolher prêmio que seja atraente e que esteja de acordo com seu público.
Crie e promova o uso de uma hashtag especial para o sorteio e peça para que os participantes usem nos próprios perfis. Isso ajuda na divulgação não só do sorteio, mas de sua marca.
Quer ajuda para criar uma boa hashtag? Acompanhe nossas dicas sobre ela no próximo tópico.
Hashtags
As hashtag, antes usadas no Twitter, fizeram tanto sucesso que já estão por todas as redes.
Elas nada mais são do que palavras-chave relacionadas ao assunto da publicação, utilizadas seguida do símbolo “#”. Elas são marcadores de conteúdo de um contexto maior que já foi estabelecido em algum momento.
Muitas pessoas costumam e preferem fazer buscas por elas. Então, o uso de hashtags aumenta o engajamento e as chances de venda pelo Instagram. Mas antes de sair usando as hashtags é importante saber como funcionam.
O Instagram permite até, no máximo, 30 hashtags por foto (o que ainda é muito, não é?!) Use entre 5 e 6 e sempre depois da descrição da imagem.
Busque termos gerais que estejam relacionados ao seu conteúdo. Por exemplo, se você postou a foto de um prato de seu restaurante, use a hashtag #culinária.
Além disso, lembre-se que para usar a hashtag existem algumas restrições de escrita:
- Caracteres especiais como “!” e “$” não são aceitos;
- Espaço não é reconhecido pela plataforma, caso você utilize, só será contabilizada a primeira palavra;
- Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas.
Instagram Ads
O instagram trouxe uma forma de veicular anúncios tanto no feed quanto nos Stories, o chamado Instagram Ads. Com esse recurso, é possível fazer anúncios em fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos.
Veja as especificações para usar essa ferramenta:
- Texto na imagem: o recomendado é não utilizar, mas se for preciso, o texto não pode ocupar mais de 20% da área da imagem usada.
- Tamanho e formato de imagem: quadrada (recomendada),1080x1080px, ou retangular, 1200×628. O arquivo não deve ter mais que 30MB. Veja o guia completo de tamanho de imagens para as redes sociais.
- Vídeos: até 120 segundos e o arquivo não pode ser superior a 4GB. O recomendado é que seja MP4 e siga as mesmas medidas das imagens.
- Carrossel: Limite de 10 imagens, que devem ser quadradas.
E aí, já está preparado para começar a vender pelo Instagram? Se você ainda ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar no nosso post!
Fonte: Vhsys
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Fonte: Jornal Contábil
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