A estrutura do departamento pessoal conta com 3 setores fundamentais e na matéria de hoje vamos listar esses três setores, continue conosco e fique por dentro do assunto.
O que é departamento pessoal?
Independente do porte da sua empresa, existe um departamento pessoal, pois, este setor é a chave principal do seu negócio, é através dele que é feito o controle efetivo da folha de pagamento e de todas as demais atividades que estão relacionadas aos funcionários de um negócio.
A maioria das empresas optam por internalizar esse setor, existem algumas empresas sobretudo as de menor porte, podem optar por terceirizar os serviços do departamento pessoal e deixá-los nas mãos de um contador.
A maioria das tarefas do departamento pessoal exige cálculos e muito conhecimento da legislação e isso é de responsabilidade dos contadores.
A empresa que possui um setor interno estruturado com uma equipe que realize um trabalho focado no controle desses processos e em estabelecer uma melhor relação entre os colaboradores, está a frente de muitas empresas se tornando um diferencial.
Pois, com uma equipe especializada para isto, logo a empresa garantirá que os encargos trabalhistas estejam em dia, consequentemente evitando multas e processos, além de assegurar o bem-estar dos colaboradores.
Agora vamos para o principal assunto da nossa matéria de hoje, confira!
Estrutura básica do departamento pessoal:
- Admissão do Pessoal
A função deste setor é cuidar do processo de contratação e integração de um funcionário na empresa.
Portanto a equipe responsável tem a obrigação das seguintes tarefas:
- Procura pelo profissional no mercado (abertura da vaga de trabalho);
- Definição do perfil das vagas;
- Avaliação e seleção de candidatos;
- Processo de admissão: recolhimento de documentos, registro em carteira, assinatura de contrato de trabalho, registro do novo funcionário nos órgãos competentes.
- Compensação de Pessoal
Quando uma nova pessoa é contratado para fazer parte da equipe da empresa, o setor de compensação pessoal tem a função de controlar todo o fluxo de trabalho dos colaboradores, portanto este setor é responsável por:
- controlar a frequência e horas trabalhadas;
- fazer pagamento de salários e benefícios;
- calcular impostos, taxas e contribuições;
- se manter constantemente atualizado em relação às mudanças de sua área para poder implantar modificações de forma precisa.
- Desligamento de Pessoal
E por último o setor de desligamento tem a rotina de desligamento e quitação de um contrato de trabalho de um colaborador, portanto suas funções são:
- cuidar da comunicação da demissão (tanto por parte da empresa como pelo funcionário);
- fazer o cálculo das verbas rescisórias;
- se necessário, representar a empresa nos órgãos oficiais na Homologação (como Sindicatos, Justiça do Trabalho, entre outros).
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por Laís Oliveira
O post Você conhece a estrutura básica de um Departamento Pessoal? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui