Imagem por @nomadsoul1 / freepik

A cada ano civil os legisladores brasileiros promovem alterações tributárias que afetam os contribuintes diretamente. Para prever o impacto destas mudanças na área tributária as empresas precisam conjecturar no seu planejamento orçamentário os benefícios, custos e incentivos que estas novidades poderão trazer para dentro do seu negócio.

Com o avanço do Fisco na área tecnológica, digitalização de documentos e agilidade nos processos fiscais é imprescindível que os empresários busquem para seus negócios maior dinamismo na busca das atualizações da legislação fiscal a fim de incluir no projeto orçamentário da área tributária.

A tecnologia é a maior aliada na automação dos processos tributários de emissão de documentos, apuração de impostos e recolhimento para o Fisco. Todo início de ano traz maiores oportunidades para os órgãos fiscalizadores otimizarem suas técnicas e essa tendência continuará em alta para 2022.

Questões como manifesto eletrônico de documentos fiscais aplicadas a e-commerces, marketplaces e serviços logísticos devem entrar no radar das empresas. Também, como ponto de atenção, os contribuintes devem prestar atenção aos Sped’s e suas alterações e inclusões de campos, registros e validações como EFD ICMS-IPI e REINF.

Ainda, na EFD Contribuições terá a exclusão do ICMS da base Pis/Cofins nos cálculos, análise dos processos que envolvam ICMS-ST (substituição tributária) e diferencial de alíquota. Também, outro destaque para 2022 será o início dos testes em empresas voluntárias dentro do Projeto Confia que visa aproximar a arecadação efetiva daquela esperada pelo Fisco, dentre outros objetivos.

Com estas alterações e inovações tributárias aguardadas para 2022, as empresas devem reavaliar suas tecnologias, em especial os softwares que utilizam e se estes atendem de forma consolidada seus processos fiscais, para então dar os próximos passos no investimento de soluções que permitam automatizar ainda mais o seu negócio ampliando a segurança e agilidade da sua tecnologia fiscal.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Johney Laudelino da Silva é especialista em Gestão Tributária e na Solução Fiscal GUEPARDO da NTTDATA, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software. 

O post Você está preparado para as novidades tributárias deste ano de 2022? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui