Para você que está em dúvida e não sabe quando vai se aposentar, existe uma maneira bem simples de saber o tempo que está faltando para ter acesso ao benefício.
Basta fazer uma simulação para ter certeza de quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição).
A simulação é realizada com as informações que estão na base de dados do INSS. Também é possível incluir vínculos e alterar sua data de nascimento no momento da simulação.
O resultado gerado pela calculadora vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria.
O pedido deverá ser realizado via internet, sem precisar ir a uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Leia Também: Pensão por morte para os filhos: quais os requisitos e como pedir?
Como posso saber o tempo que falta para me aposentar?
Qualquer pessoa pode fazer a consulta para saber quando poderá se aposentar, usando o simulador do site Meu INSS, plataforma oficial do Governo Federal. Será utilizado os seus dados registrados no seu CPF para que possa ser feito o cálculo automaticamente, seja por idade ou tempo de serviço.
O trabalhador pode usar esse recurso para saber como fica a sua situação diante das novas regras de transição da aposentadoria, atualizadas para entrar em vigor em 2023. Para ter acesso à ferramenta, basta fazer login gratuito com a conta Gov.br.
Como fazer a simulação?
- Entre no Meu INSS;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”;
- Confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis.
- Depois clique em “Recalcular”;
- A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.
Regras para se aposentar vão mudar em 2023
Se você está prestes a se aposentar precisa ficar atento às regras que foram impostas pela Reforma da Previdência que entrou em vigor em 13 de novembro de 2019.
São regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano.
Neste ano, a pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações.
Aposentadoria por idade
Para você que deseja se aposentar por idade em 2023, fique ligado na regra de transição que estabelece o acréscimo de seis meses a cada ano para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2023.
Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima estava em 60 anos, passando para 60 anos e meio em janeiro de 2020. A idade mínima para aposentadoria das mulheres aumentou para 61 anos em 2021, 61 anos e meio em 2022 e agora chegou ao valor estabelecido pela reforma.
Já os homens para se aposentar precisam ter a idade mínima de 65 anos, sendo que para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 15 anos.
Leia Também: Salário-Família 2023: como obter e saiba o novo valor
Aposentadoria por tempo de contribuição
Existem quatro regras de transição para você poder se aposentar. Estamos falando da regra de transição de pontos. Que soma a idade e os anos de contribuição. Em 2023, as mulheres para se aposentar precisam ter atingido 90 pontos e os 100 pontos.
As mulheres vão precisar ter a idade de 58 anos e os homens 62 anos. Nos dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.
Direito adquirido
Agora, caso você tenha alcançado as condições para se aposentar por alguma regra de transição em 2022, mas por algum motivo não entrou com pedido no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no ano passado, fique tranquilo. Você já possui o direito adquirido, sendo possível se aposentar conforme as regras de 2022.
Isso porque no final dos anos 90 por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o momento para conquistar o direito à aposentadoria ocorre quando o trabalhador alcança as condições, independentemente da data do pedido ou da concessão do benefício pelo INSS. Isso beneficia os segurados que enfrentam longas filas no INSS para ter os processos analisados.
O post Você sabe quanto ainda falta para poder se aposentar? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui