Imagem por @gustavomelossa / freepik / editado por Jornal Contábil

Todo trabalhador sonha em ter a sua casa prórpria, muitos conseguem realizar o sonho, outros precisam realizar financiamento para conseguir comprar o imóvel tão desejado.

Pensando nisso, a Caixa Econômica Federal informou que a partir do dia 2 de maio, o trabalhador que estiver apto a utilizar o FGTS (Fundo Garantia do Tempo de Serviço) terá o direito de usar o saldo na conta para quitar até 12 prestações que estiverem atrasadas de financiamentos imobiliários contratos no Sistema Financeiro da Habitação.

No entanto, o trabalhador deve ficar atento, esse prazo vai até 31 de dezembro deste ano. Até então, era possível utilizar os fundos do FGTS para quitar apenas 3 prestações que estivessem atrasadas.

A midida deve ajudar cerca de 40 mil famílias em todo o país, segundo informou o Ministério do Trabalho e Previdência.

Anteriormente, para realizar o sonho da casa própria, o trabalhador só poderia contar com duas possibilidades: para compra do imóvel (pagamento, total ou parcial, da casa ou de sua construção) ou para a amortização de parcelas de financiamentos imobiliários.

Neste caso, para realizar a quitação, será preciso que você em sua conta no FGTS possua uma quantia correspondente a esse valor. Será possível utilizar o dinheiro do fundo para reduzir em até 80%  o valor das prestações por 12 meses seguidos.

Também será possível usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abater o número de prestações, diminuir o tempo de financiamento. Também é possível abater parte das parcelas mensais.

Nos casos de compra ou construção da casa própria, você poderá utilizar os fundos do FGTS  desde que tenha pelo menos três anos de contribuição, podendo haver períodos de interrupções ou de trabalho para empresas diferentes.

O post Você vai poder quitar até 12 parcelas da casa própria usando o FGTS apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui