Imagem por @gustavomellossa / @JERO SenneGs / freepik / editado por Jornal Contábil

A Caixa Econômica Federal, assim como o Banco do Brasil e outros bancos, operam com uma oportunidade que permite ao trabalhador antecipar os pagamentos anuais do 13º salário

Os repasses do 13º costumam ocorrer nos dois últimos meses do ano, tanto para trabalhadores que atuam sob regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), quanto para aposentados, pensionistas e outros assistidos da Previdência Social. Diante desse modelo, é comum que instituições financeiras ofereçam a antecipação dos valores do abono natalino. 

Sobre o 13º salário

O 13º salário diz respeito a um dos principais benefícios pagos aos trabalhadores CLT e aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Em suma, o abono natalino funciona como uma espécie de recurso extra, tradicionalmente concedido em duas parcelas nos meses de novembro e dezembro. 

Quanto ao valor do abono, a quantia é definida de maneira proporcional aos meses trabalhados e o salário recebido. Nesta linha, o beneficiário recebe o equivalente à 1/12 da remuneração por mês trabalhado, ou recebendo o benefício do INSS. 

Cabe salientar que o benefício foi instituído a cerca de 60 anos, ainda em 1962, e desde então representa um alívio no bolso dos brasileiros, no âmbito do orçamento doméstico. Diante de tais conjunturas, o abono costuma ser o mais esperado dos salários entre trabalhadores e assistidos da previdência. 

Como antecipar o 13º salário  

Previamente, é preciso entender que a antecipação do 13º salário trata-se de uma modalidade de empréstimo, ou seja, haverá a incisão de juros e impostos. Em suma, o valor das parcelas serão descontadas automaticamente da folha de pagamento do abono natalino. 

Em outras palavras, o valor contratado será cobrado anualmente, no momento em que as parcelas adiantadas do 13º forem pagas. Por meio da modalidade, é possível antecipar de R$ 500 a R$ 20 mil do benefício, a depender da capacidade de pagamento do contratante. 

Vale ressaltar que caso não seja possível realizar o desconto no 13º, a pessoa que contraiu o empréstimo, terá até 330 dias para efetuar a quitação. Para solicitar, basta entrar em contato através dos canais oficias dos bancos que operam com a antecipação. 

Tomando como exemplo, a Caixa e o Banco do Brasil, a contratação pode ocorrer através dos seguintes meios: 

  • No caso da Caixa: baixando o aplicativo do banco, ou ligando na central de atendimento pelo número 4004 0104; 
  • No caso do Banco do Brasil: por aplicativo ou pelo número 0800 729 0150.

Os dois bancos possuem critérios semelhantes atrelados a antecipação do 13º salário. Em geral, será necessário receber o salário ou benefício na conta da instituição financeira escolhida.

O post 13º salário: saiba como antecipar as parcelas do benefício apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui