INSS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles / Editado por Jornal Contábil

Chegar na aposentadoria é um marco para qualquer trabalhador, afinal de contas, é nesse momento que o cidadão para refletir como foi longa sua jornada profissional e busca o seu descanso de tanto tempo de trabalho duro.

Contudo, muitos pensam que chegar na aposentadoria é ter apenas direito ao recebimento do valor mensal do seu benefício e ao 13º salário. Contudo, ainda existem benefícios e vantagens que os segurados do INSS tem e pouca gente sabe e, é sobre isso que falaremos agora.

Acumulo de benefícios

O segurado que se aposenta tem o direito de acumular junto ao seu benefício, a pensão por morte deixada por seu companheiro (a). Assim, é possível receber em simultâneo, a aposentadoria mais a pensão por morte.

Antigamente o acumulo da aposentadoria mais a pensão era integral, contudo, após a Reforma da Previdência em 2019, o segurado ainda pode acumular os dois benefícios, contudo, somente o de maior valor, tanto a aposentadoria ou a pensão será pago integral, o outro benefício, de menor valor, será pago proporcional a uma faixa de rendimentos.

Saque mensal do FGTS

O segurado que se aposentou, mas continua trabalhando também tem o direito de sacar mensalmente o saldo do FGTS. Contudo, para isso, será necessário que o segurado se mantenha na mesma empresa, durante a transição da concessão do benefício.

Assim, ao se aposentar e continuar no mesmo emprego o segurado tem a oportunidade de sacar o Fundo de Garantia todos os meses. Porém, caso o aposentado mude de emprego as regras para saque do FGTS voltam a ser como antes da aposentadoria.

Manter o plano de saúde da empresa

A legislação atual permite que aposentado, bem como seus dependentes, mantenha, por toda vida, o mesmo plano de saúde oferecido pelo empregador.

Entretanto, o que poucos sabem, é que os trabalhadores aposentados e demitidos sem justa causa têm direito a manter o plano de saúde empresarial nas mesmas condições de cobertura e rede do plano dos funcionários na ativa.

Os aposentados que contribuíram por mais de dez anos podem manter o plano pelo tempo que desejarem. Quando o período for inferior, cada ano de contribuição dará direito a um ano no plano coletivo depois da aposentadoria.

Assim, para manter o plano de saúde, o aposentado deverá assumir o pagamento integral da mensalidade, nas condições de cobertura assistencial que tinha quando estava no emprego.

Vantagens no Imposto de Renda

Os aposentados possuem prioridade na restituição do Imposto de Renda, e essa é uma regra definida pela Receita Federal do Brasil.

Os aposentados não somente possuem direito à restituição do IR, como também possuem algumas vantagens sobre ele, em relação aos demais contribuintes.

Acontece em alguns casos em que os aposentados, possuem algumas outras fontes de renda, como imóveis, além do fato de que possuem os mesmos benefícios de dedução, sendo assim, os aposentados têm a possibilidade de pagarem menos impostos.

O post 4 direitos que só os aposentados do INSS mas você não sabe apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui