Quando se trata dos benefícios previdenciários muitas dúvidas acabam surgindo, entre elas será que o tempo afastado conta para aposentadoria? Neste artigo, iremos explicar os principais pontos que se referem à contribuição durante o afastamento, seja por auxílio doença ou aposentadoria por invalidez.
Então, se você se enquadra em alguns desses casos, e quer saber se precisará contribuir novamente, por conta do período afastado (a), após a cessão do seu benefício, vale a pena ficar de olho neste conteúdo até o final!
Tempo afastado conta para aposentadoria?
O auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez são destinados aos trabalhadores que, de alguma forma, perderam a sua capacidade para o trabalho. Com isso, é muito comum o surgimento de uma dúvida…
Esse tempo afastado conta para aposentadoria?
Visto que para o homem são necessários 35 anos de contribuição, o segurando que contribui por 30 anos, mas teve que se afastar por 05 anos, vindo a utilizar, assim, o auxílio-doença poderá pedir aposentadoria por tempo de contribuição, mesmo que tenha de volta a sua capacidade para trabalhar?
A resposta para essa pergunta é sim, o segurado poderá fazer o requerimento de sua aposentadoria por tempo de contribuição ou idade, mas desde que o período de afastamento seja intercalado com o período de contribuição. Sendo assim, deverá haver contribuições antes e depois do afastamento.
Dessa forma, o trabalhador, que tenha o auxílio doença ou aposentadoria cessados, poderá retornar ao seu ofício ou fazer pelo menos um recolhimento, ativando assim o período de afastamento para que o mesmo conte como tempo para aposentadoria.
Como funciona em caso de aposentadoria especial?
O benefício da aposentadoria especial é destinado aos trabalhadores que tenham o exercício de sua função em um ambiente que apresente agentes nocivos a saúde, seja por meio de calor, ruído ou radiação.
Com a possibilidade de se aposentarem após cumprirem 25,20 ou 15 anos de contribuição, caso o trabalhador se afaste de seu exercício e venha utilizar o auxílio-doença, o tempo desse benefício será computado para sua aposentadoria especial?
Sim, isso porque, esse tempo de recebimento do auxílio-doença também é considerado especial.
A contagem que acontece, em relação ao tempo de serviço, após retornar ao trabalho é automática?
Esse e um detalhe muito importante, uma vez que o tempo só será computado somente se o trabalhador voltar a contribuir no próximo mês, após o término de seu afastamento. Por esse motivo, se o trabalhador não voltar a contribuir, o tempo de auxílio doença não irá somar para a sua aposentadoria.
Para pessoa empregada, isso acontece automaticamente, agora para o trabalhador autônomo ou desempregado, é fundamental ficar atento ao retorno das contribuições.
Conseguiu entender melhor como funciona a somatória dos períodos para aposentadoria, quando há um afastamento por auxílio doença ou aposentadoria por invalidez?
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original INSS.BLOG
O post INSS: Tempo afastado do trabalho conta para aposentadoria? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal ContábilAbertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui