Dentro do rol de medidas sobre a mesa da equipe econômica para tentar reduzir gastos públicos, ganha força a ideia de passar do INSS para as empresas o pagamento de auxílio-doença, informa o Estadão. O dispositivo foi incluído por emenda a uma medida provisória que trata da antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas, com o apoio do governo.
A ideia é retirar esse encargo do INSS e facilitar o pagamento do benefício, que hoje costuma atrasar diante da necessidade de que o trabalhador afastado por mais de 15 dias por doença tenha de se submeter a uma perícia, que costuma demorar mais de 40 dias.
As empresas poderiam abater a integralidade do gasto com auxílio-doença na forma de descontos nos tributos devidos à União.
A proposta parece jogar mais encargos nas costas das empresas, ao contrário do discurso do governo de facilitar, desonerar e simplificar a vida do empreendedor.
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }
O post Auxílio-doença pode passar para empresas, confira! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui