Aposentadoria é uma coisa muito séria. Representa a principal renda do aposentado e, quem sabe, a única. Então, se você não concorda com o valor da aposentadoria ou acha que ele está muito baixo:
NÃO FAÇA O PRIMEIRO SAQUE DO BENEFÍCIO, DO PIS E DO FGTS.
Se você se sentiu seguro e procurou o INSS sozinho para pedir sua aposentadoria, mas na hora em que recebeu a carta informando a concessão, verificou que o valor estava abaixo do que você imaginava que seria, você precisa saber que:
As aposentadorias concedidas pela previdência social são IRREVERSÍVEIS e IRRENUNCIÁVEIS.
Mas o que isso quer dizer?
Quer dizer que se você tem o benefício concedido e faz o primeiro saque, você CONCORDA com a forma com que foi concedida e NÃO pode alterá-la ou renunciá-la (dizer que não quer mais se aposentar).
Além disso, o saque do PIS e do FGTS também faz com que o INSS entenda que você concordou com a aposentadoria como foi concedida.
E qual a importância de ter certeza antes do primeiro saque?
Verificar se aquele tipo de aposentadoria é mais vantajoso para o seu caso. Dependendo do tipo de aposentadoria que você opta, pode ser que o valor do seu benefício aumente ou diminua, em razão do preenchimento das regras.
Se logo antes de pedir a aposentadoria você estava recebendo auxílio-doença (hoje chamado de auxílio por incapacidade temporária), há regras a serem cumpridas para que esse tempo seja contado no cálculo da aposentadoria. Imagine alguém que ficou 8 anos recebendo esse auxílio? É um tempo precioso para o segurado e que, talvez, não entre no cálculo da aposentadoria se o segurado não tomar algumas medidas.
O alerta dessa postagem é para que vocês tenham ciência que mesmo quando a aposentadoria tenha sido concedida, é muito importante a verificação, por exemplo, do valor, da data de início do benefício, do tipo de aposentadoria, se foi aplicado fator previdenciário corretamente.
Em alguns casos é possível o pedido de revisão para que seja aplicado o cálculo correto, mas dependendo do que seja preciso alterar/corrigir, depois da aceitação da aposentadoria, não há mais como reverter. Portanto, esteja seguro quando receber a carta de concessão e realizar o primeiro saque.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original por LAURA BALBINOTPRO Advogada especializada em Direito Previdenciário e Securitário Facebook: clique aqui. Instagram: clique aqui.
O post INSS liberou sua aposentadoria com valor muito baixo? Veja o que fazer apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui