Na matéria de hoje vamos falar sobre as pessoas que nunca contribuíram para o INSS, é possível que estas recebam benefícios previdenciários? Continue conosco e fique por dentro deste assunto.
Quem nunca contribuiu para o INSS pode ter direito ao auxílio-doença?
Infelizmente não é possível se aposentar sem nunca ter contribuído para o INSS, para você ter direito de requerer benefícios do INSS é necessário que sejam realizadas contribuições mensais, pois, enquanto essas contribuições estiverem sendo realizadas, o trabalhador é considerado um “segurado” e logo terá direito de requerer algum benefício.
Mas como fica a situação do trabalhador que nunca contribuiu para o INSS?
Neste caso é importante esclarecer que o trabalhador terá direito a um benefício assistencial, conhecido como LOAS.
O que é LOAS?
O LOAS consiste no pagamento de um salário-mínimo mensal aos idosos com 65 anos de idade ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.
As pessoas com deficiência ou doença a longo prazo que cause incapacidade ao trabalho, também terá direito a ele.
O LOAS é aposentadoria?
O Benefício de Prestação Continuada não é uma aposentadoria e também não é um benefício previdenciário.
Ambos são benefícios distintos e cada um possui as suas próprias regras, a vantagem do LOAS se dá pelo fato de não precisar contribuir para a Previdência Social.
Qual o objetivo do LOAS?
O LOAS também conhecido como Benefício de Prestação Continuada, tem por objetivo garantir um salário mínimo ao idoso de 65 anos ou mais que não possui meio de prover a própria manutenção ou de tê-la provida pela sua família.
Quais são os requisitos para conseguir este benefício?
Por se tratar de um benefício assistencial, a maioria das pessoas pensam que não precisam cumprir requisitos, mas já adiantamos que é necessário sim, veja:
- Ter 65 anos ou mais;
- Renda familiar não pode ultrapassar ½ do salário mínimo por pessoas;
- Inscrição do beneficiário e de sua família no CadÚnico;
- CPF do beneficiário e dos membros da família.
O pagamento é feito pelo Governo Federal, porém todo o procedimento é realizado no INSS.
Ressaltando que este benefício é de caráter assistencial e não paga 13° salário nem deixa pensão por morte.
Renda familiar
Para este cálculo é necessário somar a renda de todos os integrantes que fazem parte do grupo familiar e dividir esse valor pelo número de pessoas, o valor final não poderá ser superior a ½ do salário mínimo.
É possível que alguns valores sejam abatidos desse cálculo como despesas mensais como medicamentos, alimentação especial, fraldas geriátricas, etc.
O LOAS é vitalício?
Quando este benefício é concedido ele será revisto a cada 2 anos para verificar a continuidade do benefício assistencial, se houver alguma irregularidade o mesmo pode ser cessado.
Conclusão
Com esta matéria agora ficou bem claro que as pessoas que nunca contribuíram para o INSS não terá direito a aposentadoria, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, entre outros.
Mas como já foi mencionado acima, será possível requerer o benefício de prestação continuada LOAS, lembrando que para este benefício também é necessário cumprir requisitos obrigatórios.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
O post Quem nunca contribuiu para o INSS pode ter direito a algum benefício? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui