Este profissional é responsável pela organização financeira das empresas, instituições, ele tem a função de controlar as entradas e saídas de uma empresa, questões tributárias e patrimoniais, entre outros.
Hoje vamos esclarecer como funciona a aposentadoria deste profissional.
Vamos listar abaixo algumas tarefas que o contador gerencia. Veja!
- As atividades contábeis;
- Patrimoniais;
- Controla o fluxo de caixa.
- Trabalhista;
- Tributárias;
- Desenvolve relatórios financeiros de risco;
- Econômicas;
A principal função deste é impedir problemas tributários, com o foco de evitar problemas tributários e prejuízos para a empresa, podemos dizer que o contador é o braço direito de uma empresa.
A aposentadoria é um benefício para as pessoas que já cumpriram todos os seus requisitos para encerrar suas atividades laborais, podemos definir que a aposentadoria é o afastamento remunerado das atividades laborais.
Para ser concedido é necessário levar em consideração a idade do trabalhador, tempo de contribuição, condições de saúde, entre outros.
Em grande parte as aposentadorias no Brasil são custeadas pelo sistema de previdência social, sendo o mesmo que os contribuintes pagam durante suas atividades laborais.
Para os profissionais que trabalham de carteira assinada, o recolhimento é descontado diretamente da folha de pagamento, ou através de contribuição mensal para quem é microempreendedor individual.
Aposentadoria do contador
A reforma da previdência entrou em vigor no dia 13 de novembro de 2019, a regra geral para requerer o benefício ficará da seguinte forma:
- Mulheres: 62 anos de idade e 15 anos de contribuição;
- Homens: 65 anos de idade e 20 anos de contribuição.
Contadores que já estavam próximos de de requerer o benefício
Para estes contadores que estavam perto de conquistar sua aposentadoria pelas regras antigas, é possível requerer o benefício através das regras de transição vigentes, para isso aconselhamos a ajuda de um profissional qualificado na área.
Direito adquirido
Para os contadores que já tinham cumprido algumas exigências antigas e já tinham direito de requerer o benefício, o mesmo poderá solicitar o benefício com as regras antigas.
Logo abaixo vamos citar as as regras para quem tem o direito adquirido.
Aposentadoria por idade
- Mulheres: 60 anos de idade /180 contribuições;
- Homens: 65 anos de idade / 180 contribuições.
Estes profissionais podem solicitar a aposentadoria por invalidez, sendo por idade ou por tempo de contribuição da pessoa com deficiência.
Ressaltando que, depois da reforma da previdência a aposentadoria por tempo de contribuição não existe mais, sendo possível solicitar somente pelo chamado Direito adquirido.
Aposentadoria por tempo de contribuição para contador
- Mulheres: 30 anos de contribuição;
- Homens: 35 anos de contribuição.
É importante ressaltar a necessidade de informar a idade, mesmo que não haja uma idade mínima, o valor do benefício será de acordo com a idade do segurado.
Aposentadoria Especial
Supondo que antes de exercer suas atividades como contador, você tenha trabalhado em atividades especiais em ambientes insalubres/periculosos, esteja atento para a possibilidade de converter este período em comum.
Vale ressaltar que depois da Reforma da Previdência está suspensa, sendo válido somente até a data em que a reforma entrou em vigor.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
O post INSS: Como funciona a aposentadoria para o contador? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui