Quando uma pessoa decide abrir um processo contra o INSS, sem a ajuda de um advogado, na maioria das vezes o segurado passa por esta situação do processo continuar parado e nada se resolve.
No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Continue conosco e confira.
Processo parado no INSS
O INSS sempre irá atualizar os dados do seu requerimento que está em aberto, se o segurado abriu o requerimento e não está acompanhando o andamento do mesmo, o cidadão poderá ser prejudicado e perder o processo, pois, se não houver um acompanhamento adequado o INSS entende como desistência.
Central de atendimento
Caso o segurado não tenha acesso ao portal, ele poderá ligar no telefone 135 e por lá falar direto com um profissional da agência.
Por qual motivo meu processo está parado?
Geralmente isto ocorre porque pode acontecer a falta de alguma documentação, ou até mesmo a ausência de alguma informação.
Com isto é necessário levar as documentações até a agência do INSS para ser atualizado, o segurado terá o prazo de 30 dias após o retorno do INSS para resolver a pendência.
No portal do MEU INSS tem uma modalidade chamada “Cumprimento de exigência” esta opção irá te ajudar a solucionar a sua situação.
Para você entender mais sobre o que é “Cumprimento de exigência”, clique aqui e acesse nossa matéria para ficar por dentro do assunto.
Requerimento parado por mais de 30 dias
Caso o período estipulado tenha sido ignorado, o segurado não poderá dar continuidade com aquele mesmo requerimento, nesta situação o mesmo terá que abrir um novo requerimento
Conclusão
É primordial que o segurado esteja atento a todos os requisitos para que seu benefício seja concedido, pois, caso contrário o segurado não terá seu benefício concedido e seu processo não andará, permanecendo tudo na mesma.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
O post INSS: Meu processo está parado, o que devo fazer? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui