É muito importante que você conheça os tributos, principalmente para entender como o Estado faz o recolhimento e a maneira com que esses recursos retornam aos cidadãos.
Este conhecimento se torna ainda mais importante para as empresas, e isso ocorre porque elas lidam com um código tributário e várias regras que sofrem alterações constantes.
Pensando nisso, no artigo de hoje vamos te apresentar 3 dos principais tributos que são cobrados.
Entenda o que é um tributo
Conforme o Código Tributário Nacional (Lei 5.127 de 1966) no seu terceiro artigo tributo é:
Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Entende-se que o tributo consiste em uma obrigação do contribuinte, ou seja, o pagamento não é espontâneo, mas sim, um dever.
3 principais tipos de tributos
Agora que você já sabe o que é um tributo vamos te explicar quais são os tipos existentes abaixo.
Imposto: O Imposto é um tributo obrigatório que tem sua cobrança efetuada pelo governo. Isso significa ser um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado. O não pagamento pode acarretar multas e até punição legal. Confira abaixo os principais tipos de impostos:
- ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, de competência estadual;
- ISS: Imposto Sobre Serviços, de competência municipal;
- IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados, cobrado na esfera federal;
- IRPJ: imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas, também de competência federal. Taxas
Taxas: As taxas consistem em um tipo tributo cuja finalidade é financiar atividades relacionadas a algum serviço público. Um bom exemplo de serviço que podemos citar é no caso da iluminação e da limpeza pública, outra informação relevante é que elas podem ter competência estadual, municipal ou federal.
Contribuição de melhorias: como mencionamos no caso das taxas as contribuições de melhoria também podem ter suas cobranças feitas em âmbito federal, estadual ou municipal. Elas visam o financiamento de obras públicas, com o objetivo de valorização de um lugar, como no caso de uma pavimentação de rua, por exemplo.
Agora que você já conhece os 3 principais tributos, vamos falar sobre alguns que as empresas pagam.
Quais tributos uma empresa paga?
Existem cerca de 70 tributos diferentes em vigência no Brasil, mas eles não se aplicam a todas as empresas. De uma maneira geral, os principais, que incidem sobre a maioria das empresas, são:
Tributos federais
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
- Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas (COFINS);
- Imposto aplicado sobre Movimentações Financeiras (CPMF);
- Imposto sobre Importações (II).
Tributo estadual
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
Tributo Municipal
- Imposto Sobre Serviços (de qualquer natureza) (ISS).
Contribuição Previdenciária
- ‘INSS’ (Instituto Nacional do Seguro Social).
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post Conheça os três principais tipos de tributos apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui