A aposentadoria deveria ser um grande momento para trabalhador que depois de muito esforço ter o seu momento de lazer e descanso, no entanto, nem sempre isso é possível. Muitos mitos sobre aposentadoria também atrapalhar a compreensão das pessoas quando vai chegando o momento de parar de trabalhar.
Muitos aposentados querem continuar trabalhando após a aposentadoria, por motivos de dinheiro ou, por não querer ficar parado para não se sentir inútil.
Quem se aposenta por idade ou por contribuição pode, se for da sua vontade, ou do empregador, continuar na mesma empresa, porém, exercendo uma função mais leve. Neste caso, ele terá a Carteira de Trabalho assinada recebendo um salário da empresa e também o valor pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Lembrando que o aposentado que continua trabalhando não pode exercer uma atividade insalubre.
Aposentadoria é o fim da vida?
Claro que não. É um novo começo, hoje, ter 65 anos é diferente de outros tempos. Uma pessoa com essa idade está em boas condições para continuar trabalhando, exceto em casos de doenças que impeça seguir com a profissão. Também, o aposentado se desejar vai curtir a vida como sempre desejou, viajando, fazendo coisas que não podia quando estava trabalhando. Lembre-se a vida continua depois da aposentadoria!
Um medo que atinge muitas pessoas é o valor que irá receber quando estiver aposentado e não tiver nenhum dinheiro extra para complementar. Neste caso, é bom ter uma poupança, principalmente quem irá receber na aposentadoria, apenas um salário mínimo.
Muitas pessoas acreditam que vão ficar doentes ao se aposentar. Isso depende muito, você terá mais horas livres, vai poder sair, passear e fazer outras coisas. Mas, não pode cair no tédio, e perder o gosto pela vida. Muitos idosos passam por uma depressão por falta de um motivo que os faça ter vontade de viver.
O aposentado pode continuar trabalhando, ou fazer coisas que sempre sonhou, mas nunca ficar parado, sem uma atividade.
Quem disse que um aposentado não pode praticar algum esporte que esteja dentro das suas condições? Ou viajar com a família, fazer cursos, ajudar pessoas.
O idoso pode ser um empreendedor?
O idoso continua vivendo, ele pode ser um empreendedor, a velhice não é o final da vida. O número de aposentados empreendedores está aumentando a cada dia.
Silvio Santos e o apresentador Raul Gil são exemplos de continuar trabalhando após a aposentadoria. Eles dois não precisam mais trabalhar, pois, têm uma renda boa, no entanto, não gostam de ficar parados. Trabalham, viajam com família, continuam vivendo!
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Você sabia que aposentado pode trabalhar com registro em carteira? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui