O abono salarial PIS/Pasep, diz respeito a um benefício pago anualmente ao trabalhador que exerceu atividade laboral de carteira assinada, ao menos 30 dias durante o ano base. Cabe salientar, que o abono é um direito do empregado da iniciativa e do servidor público.
Os pagamentos referentes aos meses trabalhados em 2020, deveria ser pago este ano. No entanto, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) decidiu por adiar o abono para 2022, no intuito de garantir que o governo conseguisse auxiliar os trabalhadores adeptos do programa BEm, criado para evitar demissões em massa durante a pandemia.
Valor do abono PIS/Pasep em 2022
O abono salarial possui um valor variado a depender do tempo trabalhado durante o ano base, sendo o teto correspondente a um salário mínimo, ou seja, R$ 1.100,00 em 2021. Contudo, como o benefício foi jogado para 2022, as quantias liberadas serão conforme o piso nacional estabelecido para o próximo ano.
Conforme a previsão do Governo Federal, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o salário mínimo para 2022, será aumentado para R$ 1.192, acompanhando uma inflação de 8,4%. Lembrando que isto é apenas uma estimativa de como estará a taxa inflacionária até dezembro de 2021, apenas neste referido período o valor oficial será estabelecido.
De toda forma, o reajuste no salário mínimo impacta diretamente nos valores pagos pelo abono PIS/Pasep. Neste sentido, confira um quadro comparativo de como deve ficar as quantias concedidas pelo abono salarial PIS/Pasep, conforme a previsão do piso nacional para 2022.
Será liberado dois abonos 2022?
Mediante o adiamento do abono PIS/Pasep referente ao ano-base de 2020, grande é a expectativa de trabalhadores que esperam um pagamento acumulado em 2022, dado que o benefício referente aos meses trabalhados este ano, em tese, deve ser pago no ano que vem.
Sendo assim, muito se debate a possibilidade de pagar em um mesmo ano o abono PIS/Pasep referente aos anos-base 2020 e 2021. Contudo, ainda não há informações oficiais sobre esta questão.
Quem tem direito ao abono PIS/Pasep?
Por fim, vale ressaltar que para poder receber os valores provindos do abono salarial, é necessário se enquadrar em determinados requisitos estabelecidos pelo governo. Confira quais são:
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
- Ter trabalhado de carteira assinada ao menos 30 dias, consecutivos ou não durante o ano-base;
- Ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos;
- Ter suas informações devidamente passadas pelo empregador no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
O post Valor do abono PIS/Pasep irá aumentar em 2022 apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui