Fonte: gov.br

As empresas estão obrigadas a pagar a primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores até o dia 30 de novembro. No caso da segunda parcela, o pagamento deverá estar na conta dos trabalhadores até o dia 20.

Vale lembrar que no pagamento da primeira parcela não ocorre nenhum tipo de desconto para o trabalhador, logo, será recebido o valor exato de 50% do salário atual, se o trabalhador está na empresa desde janeiro de 2021. No caso, da segunda parcela os 50% restantes não será integral, pois ocorrerá os descontos de encargos trabalhistas como INSS e Imposto de Renda.

Calculo do 13º salário

Para achar o valor da primeira parcela do 13º salário basta dividir o salário por 12 e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados até outubro, o cálculo é feito até outubro, pois, a primeira parcela é paga em novembro e o empregado que começou a trabalhar em novembro não tem direito ao benefício. Assim o valor exato será de 50% desse valor encontrado.

Para calcular o valor da segunda parcela do 13º salário, o cálculo é um pouco mais complicado, o trabalhador deve, primeiro encontrar a parte devida ao INSS. O desconto varia de 7,5% a 14%, confira:

Ao encontrar o desconto do INSS que incide no salário, o trabalhador deverá encontrar o valor usado como base de cálculo para o Imposto de Renda, vale lembrar que quem ganha um salário de até R$ 1.903,98 não pagam o IR. Confira as alíquotas do IR:

Por fim, para saber o valor da 2ª parcela basta descontar do salário bruto a primeira parcela recebida do 13º, o INSS e o Imposto de Renda encontrado.

O post Trabalhadores tem até o dia 30 para receber o 13º salário apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui